ÁREA DO ASSOCIADO

05/08/2019

Você sabe o que o fim dos likes representa para sua empresa ou negócio?



Entenda a mudança do Instagram e saiba como obter medidas criativas para conquistar métricas de sucesso

Monique Souza é jornalista na Gera Conteúdo – comunicação e imagem

@geraconteudocom

No dia 17 de agosto, começaram os testes que colocam fim às exibições de curtidas nas postagens do aplicativo Instagram. De acordo com a empresa, a medida visa diminuir a disputa nas redes sociais, combater o bullying e vício em Internet, diminuir as horas de uso por usuário e promover mais engajamento com os posts do que com aceitação social pelo número de likes. “Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram”, afirmou, em nota, a empresa.

O teste que está em prática há quatro meses no Canadá e passou a valer no Brasil deixou muitos usuários preocupados, principalmente, os profissionais que fazem gestão e análise de marcas na rede. Com a mudança, não será mais possível ver mais a quantidade de likes obtidas nas fotos e o número de visualizações dos vídeos. As informações ficam restritas apenas a quem publica o conteúdo, ou seja, o autor da postagem.

Métricas de sucesso

As famosas curtidas do Instagram sempre foram vistas como sinônimo de métricas de sucesso na hora de medir a aceitação de um produto ou contratar um influenciador digital.

Esse novo cenário exige medidas criativas e altera o modo como analisamos e mensuramos os resultados nas redes sociais. Se antes o conteúdo era voltado para uma análise quantitativa agora, ele passa a ser avaliado pelo critério qualitativo. Para suprir a carência de likes e agradar a audiência, os usuários precisarão investir na criação de conteúdos de qualidade, atrativo e relevante.

Por exemplo, se você tem uma empresa de utensílios de cozinha e identifica que seu maior comprador são cozinheiros, poderá entregar um conteúdo voltado, especificamente, para cozinheiros e utilizar de recursos como email, vídeos, stories e fotos contando sobre a utilidade de cada produto, suas curiosidades, durabilidade, além de outros temas a explorar.

Com base nesse exemplo, você definirá quais métricas são mais importantes para este segmento: comentários, menções, compartilhamentos e/ou salvamento.

Com o fim dos likes, o conteúdo do qual você compartilha passa a ser mais importante e exigirá profissionalismo no planejamento da sua marca no meio digital. Esse momento é ideal para rever a estratégia que sua empresa está utilizando. Reveja se as postagens realmente agregam valor, se as fotos que tem utilizado informam sobre algo ou apenas ilustram o feed e o que dizem as legendas.

Agora que você já sabe como essas mudanças podem afetar a visibilidade do seu negócio na rede, invista na produção de conteúdos relevantes e repense sua estratégia de marketing digital para alcançar bons resultados.


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