ÁREA DO ASSOCIADO

30/04/2013

Trabalho em Equipe e Não em Euquipe



Montar uma equipe de sucesso é uma das tarefas mais difíceis, mesmo para os bons líderes

Cada membro da potencial equipe tem suas crenças, seus valores, suas motivações, seus anseios e expectativas. Infelizmente, muitas empresas não tem um líder e sim alguém que não sabe liderar e muitas vezes apela para a "tirania", para impor respeito.

Por esses fatores é que ocorre nas empresas o que chamamos de “ausência ou baixo comprometimento com os negócios da empresa”. Os funcionários querem fazer somente o que lhes é imediato da função, não se dedicam, não se unem, um quer prejudicar o outro e não se ajudam, é "cada um por si".

Uma empresa é composta de várias partes, como se fosse, por exemplo, uma máquina de lavar, que é composta por várias peças que, se isoladas, se transformam em um monte de nada, mas juntas, formam algo de valor, algo útil, algo indispensável. Ou será que a empresa sobrevive somente com uma ou duas dessas peças?

Etimologicamente, a palavra “equipe” vem do francês: grupo de pessoas encarregadas de algum trabalho ou serviço comum.
Já a palavra “sucesso” deriva do latim, successu, aproximação, êxito, resultado feliz e, até mesmo, parto.

Ou seja, uma equipe deve trabalhar junta e conseguir resultados em conjunto. No entanto, construir equipes de sucesso vai muito além da união de pessoas destinadas à execução de determinada tarefa, uma equipe de sucesso está intrinsecamente ligada à capacidade de as pessoas se comunicarem de maneira aberta e franca, criando clima de confiança mútua e o tipo de liderança para que esse fator seja conquistado também é fundamental.

Equipes de sucesso possuem um líder reconhecido que funciona como mediador entre as críticas e problemas que inevitavelmente irão acontecer. Ele promove o projeto, levanta os recursos, remove os obstáculos, e mantém cada um em seu lugar, procurando administrar e distribuir muito bem cada responsabilidade

Veja alguns passos construir uma equipe de sucesso:

- Ter missão e metas claras;
- Trabalhar de maneira criativa;
- Todos apoiam a liderança e cada um dos membros;
- Harmonia no ambiente de trabalho;
- Solucionar as discordâncias (evitar sentimentos como raiva e rancor);
- Evitar conflitos;
- Tomam decisões objetivas e avaliar sua própria eficiência.

Venha saber mais na Palestra: "EQUIPES VENCEDORAS" - A verdadeira missão dos talentos humanos" com a Patrícia Rocha da Mavitel Treinamentos - Dia 30 de janeiro às 19:30 no Salão de Eventos da ACIL.

Informações e Reservas: Na ACIL pelo (19) 3573-7100 ou com Roberto Rocha (Mavitel Treinamentos) (19) 3542-4158 ou (19) 9828-8121

Fontes: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/recursos-humanos/construindo-uma-equipe-de-sucesso-582/artigo/#.UQEX7ydEGAk - http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/12/923074/7-caracteriticas-uma-otima-equipe.html -  http://ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=10&canallocal=33&canalsub2=107&id=1782

tags: Dicas, Empresariais, Empreendedorismo, Equipe, sucesso



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