Sebrae cria movimento para incentivar a compra em pequenos negócios
Em uma iniciativa inédita, foi lançado no dia 05 de agosto, em todo o país um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.
O que é o movimento
O ano de 2015 tem sido de cautela para as micro e pequenas empresas de todo o Brasil. No entanto, para que os pequenos negócios não sejam tão afetados pela instabilidade econômica, o Sebrae lança o Movimento Compre do Pequeno Negócio.
Trata-se de um movimento que procura sensibilizar o público sobre a importância de comprar produtos e serviços dos pequenos negócios. Promover esse tipo de consumo significa ganhos para toda a economia, principalmente a local, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo por meio, por exemplo, da criação de empregos para a comunidade e de uma melhor distribuição de renda.
O movimento também se apropria da capacidade que os pequenos negócios têm de se adaptarem às mudanças do mercado, superando os desafios com criatividade, ao aproveitar o clima de incerteza financeira para apontar possibilidades de inovação, de diferenciação e de conquista de novos clientes e mercados.
Compre do pequeno
O Dia da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro, data em que se comemora a aprovação do Estatuto das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, foi escolhido para ser o grande marco do Movimento.
Todo dia é dia de comprar dos pequenos negócios, mas nesse dia, em especial, os consumidores são convidados a optarem pelo pequeno negócio na hora da compra, aquecendo as vendas desses segmentos.
A data, então, deve contar com o engajamento da sociedade e dos donos dos empreendimentos locais e de pequeno porte. O Dia da Pequena Empresa foi criado para ser um ato de cidadania.
Ao valorizar o comércio local, promove-se o desenvolvimento social, já que o consumidor ajuda no fortalecimento dos pequenos negócios e, consequentemente, há estímulo para a empresa inovar, melhorar seu desempenho, diversificar a oferta de produtos e aperfeiçoar o atendimento.
Consumo no comércio local
Os pequenos negócios fazem parte do cotidiano de todos os brasileiros. A padaria da esquina, o mercadinho, a borracharia, a lanchonete, a loja de calçados e uma infinidade de outros produtos e serviços estão ao seu alcance e contam a história de seu bairro.
Os empreendimentos locais são também a base da economia brasileira, apresentando 98% do universo empresarial do país e respondendo por 27% de tudo o que é produzido. São esses segmentos os grandes responsáveis pela distribuição de renda e pelo equilíbrio social, contribuindo com 52% dos empregos gerados no Brasil e por 40% da massa salarial.
Comprar do pequeno negócio faz o dinheiro circular pelo bairro, o que propicia mais desenvolvimento local. Esse consumo afeta até o trânsito, já que produz menos deslocamentos pela cidade, além de contribuir para o meio ambiente, com a redução da emissão dos gases poluentes de carros e ônibus.
Comércio local também é qualidade de vida e faz muita diferença, seja para os inúmeros trabalhadores que tiveram seu primeiro emprego em um pequeno negócio, seja para os milhões de brasileiros que sustentam suas famílias com o trabalho em uma pequena empresa.
Conheça mais sobre o movimento e participe