ÁREA DO ASSOCIADO

16/02/2016

Satisfação pessoal que gera lucro - Alecrim Produtos Naturais no Jornal de Negócios do Sebrae-SP



Embora tenha nascido em uma família de comerciantes, Daniele Camargo de Campos não se identificava com o setor em que os parentes atuavam. Fez faculdade de história, foi funcionária pública e só em 2010, ao iniciar o curso técnico em nutrição e dietética, ela se encontrou profissionalmente. Assim, passou a prestar mais atenção na tendência de alimentação saudável e, há dois anos, abriu a Alecrim Produtos Integrais, em Leme. Começou produzindo em casa, depois buscou auxílio na incubadora de empresas de Leme, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (PARQTEC) e o Sebrae-SP. O resultado ela conta nesta entrevista ao jornal de negócios.

Como identificou a oportunidade de negócio?

Observando o comportamento das pessoas, percebi que há uma busca por refeições mais saudáveis. Com a correria do dia a dia, muitos não conseguem ir para a cozinha e preparar algo mais nutritivo. Foi pensando nesse público que criei algumas opções para refeições rápidas, muito saborosas e saudáveis de verdade.

Como foram os primeiros passos?

Ciente de que todo empreendimento necessita de muito cuidado em todos os setores para se manter e se destacar no mercado, procurei a incubadora de empresas de minha cidade e preparei meu primeiro plano de negócios.

Quais foram os desafios de empreender em seu ramo?

O primeiro foi conquistar clientes. Tive de criar uma embalagem que fosse, ao mesmo tempo, atraente e não encarecesse o produto, além de sustentável. Também passei por dificuldade em expandir o mercado para mais cidades da região. Felizmente, consegui uma parceria com uma empresa que faz distribuição de congelados no Estado de São Paulo e estou me preparando para aumentar ainda mais a produção. Além dessas questões, há o fato de o consumidor de alimentos saudáveis ser bastante exigente e procurar no rótulo se o item realmente cumpre o que promete. Com isso, preciso estar sempre atualizada em relação às legislações do setor.

Como o Sebrae-SP ajudou a sua empresa?

Além das consultorias que faço com frequência, participei do Empretec em 2013 e recentemente fiz o curso Na Medida sobre mídias digitais. Também visito feiras do setor com apoio do Sebrae-SP.

O que mudou após essas capacitações?

Tinha muita dificuldade em administrar a parte financeira da empresa, fazer os custos corretamente e prospectar clientes. Tenho recebido um grande auxílio dos consultores do Sebrae-SP que atendem na incubadora e, desde então, venho colhendo bons resultados. Com a consultoria em finanças, obtive crescimento mensal de 20% nas vendas e de 10% na carteira de clientes. No fim do ano passado, pela primeira vez, atingi o ponto de equilíbrio da empresa.

Quais são suas metas?

Aumentar as vendas em 50% e nossa carteira de clientes em 60%. Para isso, estou fazendo parcerias com lojas do setor e desenvolvendo produtos de panificação que, assim como todos os nossos produtos, serão artesanais, 100% integrais e funcionais. As pessoas estão entendendo e aderindo à nossa proposta, que é levar até elas produtos com a mais alta qualidade, naturais e saborosos, sempre com muita transparência e comprometimento.

 

EU RECOMENDO: “Fazendo o que realmente gosta, você se dedicará mais para que dê certo. Um comprometimento sincero com o negócio é uma das chaves para o crescimento contínuo.” Daniele Camargo de Campos, da Alecrim Produtos Integrais.

PALAVRA DO ESPECIALISTA: “Com uma visão diferenciada, Daniele Camargo de Campos identificou uma oportunidade no mercado de produtos naturais e buscou ajuda do Sebrae-SP para personalizar rótulos dos produtos, melhorar a logística e definir políticas comerciais mais eficazes.” Hugo César Ravagnani Venturelli, consultor do Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos.

tags: empreendedorismo-local, empreendedorismo-feminino, mulheres-empreendedoras, leme, produtos-naturais, alimentacao-saudavel, alecrim-produtos-naturais, daniele-camargo-campos, acil, encubadora-de-empresas, sebra-sp, PARQTEC



voltar

× FECHAR JANELA