ÁREA DO ASSOCIADO

22/10/2020

Saiba mais sobre o Outubro Rosa e os cuidados para prevenção do câncer de mama



O Outubro Rosa é uma Campanha de conscientização sobre o câncer de mama, chamando a atenção do público para a prevenção e o tratamento adequados. O foco principal é nas mulheres, que são grande maioria nesses casos, mas há alguns casos de homens que também desenvolvem o câncer de mama.

A Campanha incentiva principalmente o autoexame, que envolve apalpar as mamas e axilas para identificar se há algum caroço ou qualquer outro sinal do desenvolvimento de câncer. Esse procedimento pode ajudar a identificar diversos casos rapidamente.

O evento surgiu em 1.990 na cidade de Nova York, em que a Fundação Susan G. Komen For The Cure organizou uma grande corrida no mês de outubro com objetivo de chamar a atenção do grande público para a questão do câncer de mama. Durante o evento todas as participantes utilizaram um laço rosa no peito, fazendo com que ele se tornasse   o símbolo mundial da prevenção ao câncer de mama.

Desde então, a campanha tem ganhado cada vez mais impacto e reconhecimento internacional. O primeiro sinal dela no Brasil foi do Obelisco no Ibirapuera, em São Paulo, quando o monumento ficou iluminado de rosa durante todo o mês. Esse se tornou um tema bem comum em várias cidades do pais todos os anos.

Dicas do O Outubro Rosa que é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama:

 A melhor maneira de se prevenir o câncer de mama é o AUTO CUIDADO.

 No Brasil, a cada ano, cerca de 60 mil mulheres recebem o diagnóstico da doença, e o diagnóstico precoce possibilita que a cura chegue a 95% dos casos.

 Algumas orientações são importantes:

 Autoexame

 Exames Clínicos

 Histórico Familiar

 Mamografia

Atenções a estes sinais:

 Aparecimento de Nódulo (caroço) no seio, axilas ou pescoço

 Dor ou inversão do mamilo

 Presença de secreção pelo mamilo

 Inchaço irregular em parte da mama

 Rugosidade na pele semelhante à casca de laranja

 Pele da mama irritada, avermelhada ou retraída

 É importante pedir apoio quando precisar, apoio clínico, psicológico, nutricional e familiar.


voltar

× FECHAR JANELA