Quem é que vai conseguir o resultado positivo? Com certeza, aquele que entender de gente - Entrevista com Alfredo Rocha
Nos dias 12 e 13 de agosto, foi realizado o Seminário “Liderança e Gestão de Pessoas”, o evento aconteceu no Anfiteatro da Anhanguera Educacional, através de uma parceria entre a Acil e a Ondec (Organização Nacional de Desenvolvimento Empresarial e Comercial).
Alfredo Rocha, um dos melhores Conferencistas da atualidade nas áreas Comportamental e Motivacional, apresentou ao público as qualidades fundamentais de um líder atual.
A Acil selecionou alguns pontos importantes e fez uma breve entrevista, confira:
1 – Algumas pessoas ainda utilizam modelos de “liderança” ultrapassados, quais são os principais aspectos de um líder atualmente?
Hoje mais do que nunca, liderar é influenciar as pessoas, diferente do passado, que era ocupar um cargo ou mandar. E como é que nós influenciamos as pessoas? Não é mandando, pois se você manda as pessoas fazem. Existe aquela famosa frase “quem pode manda e quem tem juízo obedece” e as pessoas têm juízo, e além disso, elas são inteligentes, super inteligentes. Inclusive, ao “mandar” você terá um montão de puxa sacos ao seu lado, pessoas que vão te obedecer, falar “sim senhor” e “sim senhora”, agora pergunto, a que grau de produtividade? Qual grau de desempenho?
Esse é o problema, quando você utiliza o seu cargo e quando você está na filosofia, na ideia antiga de que liderar é mandar, as pessoas com inteligência vão fazer o que você mandou, mas elas vão fazer em um grau de desempenho muito pequeno, em um grau de comprometimento muito menor e naturalmente qual será a produtividade? A produtividade será muito aquém.
Portanto, para você conseguir que a produtividade vá além, conquistar o máximo desempenho das pessoas e o comprometimento delas, é preciso influenciá-las e com isso vem a pergunta, como nós influenciamos?
Nós influenciamos com as nossas ideias, ações. Veja bem, liderar é muito mais agir, pois as pessoas vêm junto, se você agir corretamente as pessoas agem corretamente, por observação. Então o líder precisa saber, que suas ações são muito observadas.
As pessoas por vezes se fazem de “bobinhas”, passam a impressão de que não estão vendo nada, mas na verdade sabem tudo, seus subordinados sabem tudo de você, quando está bem, quando não está, sabem quando você está fazendo certo, está fazendo errado, mas na maioria das vezes não te falam nada, porque um líder do passado não ouvia.
Então, liderar hoje é influenciar e como já citei, nós influenciamos com ideias, ações, com as nossas atitudes, principalmente as que tomamos em momento difíceis, por isso se você quer influenciar as pessoas, dê o exemplo.
2 – Muitas das falhas das empresas são de ordem comportamental, por isso, é fundamental que o líder entenda as pessoas, suas motivações?
O grande problema é que no passado o líder só precisava entender de administração, ou conhecer o seu negócio. Se ele fosse dono do negócio, bastava apenas entender o funcionamento dele, por exemplo, se ele tinha uma loja de sapatos, só era preciso entender o funcionamento de uma loja e sobre calçados, assim como, se ele tivesse uma fábrica de bebidas, só era preciso entender como fabricar bebidas. Hoje isso não basta, pois nós competimos e toda nossa concorrência também conhece o negócio, já que fabrica o mesmo produto ou oferece serviços semelhantes.
Então, quem é que vai conseguir o resultado positivo? Com certeza, aquele que entender de gente.
Por isso, além de entender dos nossos negócios, hoje nós precisamos entender de pessoas, nós precisamos delas motivadas. É importante dizer, que 50% os funcionários trazem consigo, mas os outros 50% são relativos ao líder, e isso é uma grande parte, afinal é meio a meio. Está aí a importância de entendermos sobre motivação das pessoas.
3 – Em seu seminário, uma frase chamou muita atenção: “A hora que o líder parar de buscar conhecimento, ele deve parar de liderar”.
Inclusive, nesta pergunta vocês foram até um pouco mais sutis, usando o termo “buscar conhecimento”. Mas a frase correta é “Quando um líder para de aprender, ele deve parar de liderar”, pois não é só buscar conhecimento, alguns conhecimentos precisam ser deixados de lado, pois já não servem mais. Não tem nada pior do que ser liderado por uma pessoa que parou no tempo. E hoje não basta aprender, quando se fala em liderança a palavra mágica é aprender, mas, quando falamos em aprendizado de adulto é necessário também “desaprender” e reaprender, este é o desafio.
Neste mundo em que vivemos e que muda toda hora, nós precisamos desaprender algumas coisas que funcionavam no passado e hoje não funcionam mais, para reaprender outras coisas.
Por isso parabenizo a todos que vieram na palestra, que vieram buscar aprender, desaprender e reaprender.