Prefeito se reúne com empresários para articular ação conjunta contra a dengue
No dia 22 de abril o Prefeito Paulo Blascke e o Secretário de Industria e Comércio, Pedro Bueno, receberam mais de 30 empresários lemenses na sala de reuniões do Paço Municipal “Joves dos Santos Carvalho”, para planejar em conjunto propostas no combate à dengue.
O encontro contou com a presença de secretários municipais, mais de 30 empresários locais, agentes de saúde e representantes de associações de classe, como ACIL e Incubadora de Empresas.
Na ocasião, ficou definido que o empresariado lemense será parceiro da Prefeitura na luta contra a doença, além da formação de uma comissão para direcionar os trabalhos.
“Todo apoio na batalha contra a dengue é bem-vindo! Através desta parceria com empresários de Leme, teremos ainda mais força para promover iniciativas, em longo prazo, que sirvam para controlar a doença”, explicou Paulo Blascke.
Entre as primeiras ações conjuntas está a confecção de outdoors e panfletos de orientação à população, cartazes para fixação em comércios e indústrias, conscientização através de carros de som, e distribuição de kits para estudantes, com instruções de plantio, de sementes da planta crotalária*.
Além disso, a Dra. Rita Consuli de Oliveira, da Vigilância Sanitária, Tiago Valentin Mantoan, do Núcleo de Controle de Zoonoses e Silvia Paula Breta Setti De Avila, da Vigilância Epidemiológica, orientaram os presentes sobre os riscos que a doença traz e responderam todas as dúvidas apresentadas.
Na tarde da última terça-feira (23), o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Bueno, reuniu-se, na própria secretaria, com representantes da comissão para articular e colocar em prática as primeiras iniciativas. Estes encontros serão constantes nas próximas semanas.
Segundo o prefeito, o trabalho conjunto contra a dengue é apenas a primeira parceria que a Administração Municipal deseja fazer com os empresários. “Neste momento, nossa luta é contra a dengue. Mas, rotineiramente, quero me reunir com empresários lemenses para que possamos trabalhar juntos também em outras frentes, já que nosso governo será transparente e participativo”, finalizou Blascke.
Todos podem participar desta luta, os empresários interessados em colaborar e apoiar a campanha de conscientização e orientação, podem entrar em contato com a Secretaria da Indústria e Comércio através do telefone 3571-7559.
A ACIL se colocou a disposição para ajudar no que for necessário e estiver ao alcance, como apoio na divulgação por meios de comunicação da Associação e cessão de salão para futuras reuniões.
Estiveram presentes representando a ACIL, os empresários, José Cláudio Beltram – Diretor da ACIL, João Zaccaro – Diretor da ACIL, Francisco Escoriza da Silva – Conselheiro da ACIL, Pedro Bueno – Conselheiro da ACIL e Secretário da Indústria e Comércio, Nathália Carolina Malta da Silva – Relações Públicas da ACIL e Tânia Marchi – Agente de Desenvolvimento do PAE.
* A crotalária atrai libélulas que põe ovos nos mesmos locais do Aedes aegypti. Os ovos nascem e viram larvas que se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além disso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos, entre eles o mosquito da dengue. São plantas pouco exigentes, de rápido crescimento, e com grande potencial de fixação biológica de nitrogênio.
Com informações e trechos da Secretaria de Comunicação Social/PML e do site www.crotalaria.com.br
Fotos de Sérgio Calori