Pesquisa aponta aumento de vendas no final do ano de 2019
Feita com mais de 310 empresas, que também opinaram sobre campanha, ações promocionais, cursos e serviços da Acil, a ação servirá como uma das bases para estratégias em 2020
Para começar as atividades, a Acil realizou nova pesquisa com o foco nos resultados das vendas no final do ano de 2019, contendo também sugestões para atuação da Associação, bem como opinião sobre a Campanha “Comprar Aqui é Bom Demais”.
O universo da amostragem envolveu mais de 30 setores diferentes, com concentração maior em vestuário e calçados (aproximadamente 40%), visto ser o segmento varejista mais concentrado em nossa cidade. Também foram considerados estabelecimentos da região central e bairros.
Em relação às vendas, o resultado aponta que 39% das empresas entrevistadas tiveram aumento em relação ao ano anterior, contra 33% que tiveram queda e 28% que disseram ter mantido os mesmos resultados. Já o movimento dos consumidores teve aumento de 42% de acordo com os dados obtidos.
Na percepção dos lojistas, os consumidores estudam mais suas compras e estão mais exigentes, outros também comentaram sobre fortalecer ainda mais a importância do comércio local e comentaram sobre atrativos para aumentar a circulação nas áreas centrais e bairros, as vendas pela internet também foram citadas, ocasião em que muitos se posicionaram a favor da realização de cursos de Marketing Digital e E-commerce. Outro fator apresentado foi a concorrência desleal, feita por vendedores informais e muitas vezes em situação irregular. Em contrapartida, elementos como o Saque do FGTS e recuperação de crédito foram pontos que contribuíram para o aumento das vendas.
Sobre a atuação da Acil é esperado um maior apoio na divulgação das empresas, com ferramentas que auxiliem e tragam maior visibilidade, além das campanhas de incentivo e promoção da cidade. Os cursos mais pedidos foram técnicas de vendas, marketing digital e atendimento.
Já a edição de 2019 da Campanha “Comprar Aqui é Bom Demais” demonstrou alta aceitação, com o formato elogiado por 83% das 110 empresas que responderam as perguntas opcionais, entre participantes da versão atual e dos anos anteriores. Sugestões para mudança de premiação e melhorias também foram elencadas.
“Na primeira quinzena de janeiro nossa equipe se empenhou em escutar diversos empresários, para termos uma percepção melhor de como foi o resultado das vendas e como elas esperam que a Acil atuem por elas. Buscamos opinião de empresas não sócias também e compilamos o resultado. Com essa amostragem, rica também nas sugestões e apontamentos, podemos direcionar nossas estratégias para que elas reflitam diretamente nos resultados, em mais vendas, mais faturamento para nossos associados”, complementou Gustavo Moraes Cazelli – Presidente da Acil.
Confira resumo dos principais dados:
O que os Associados esperam da atuação da Acil? |
|
Ajudar a divulgar a minha empresa |
83 |
Realizar campanhas de incentivo |
54 |
Fazer alguma coisa em relação às empresas em situação irregular e Feira Itinerantes |
18 |
Trazer pessoas de outras cidades para comprar aqui |
6 |
Horários mais flexíveis para o comércio |
5 |
Reavaliar a Zona Azul |
4 |
Reuniões com empresários / Rodadas de Negócio |
4 |
Melhorar Decoração na área Central e bairros |
3 |
Atuar juridicamente |
2 |
Estudo e avaliação do mercado de leme (consumidores e setores) |
3 |
Cursos mais pedidos |
|
Curso técnico de vendas |
8 |
Marketing Digital |
8 |
Atendimento |
6 |
Preços de Vendas e Finanças |
5 |
Ecommerce |
4 |
Vitrines |
2 |
Como atrair clientes |
2 |
Marketing Digital (produção de conteúdo) |
2 |
Estratégia de Vendas e Divulgação |
2 |
Marketing Pessoal |
2 |
Qual a opinião sobre a Campanha Comprar Aqui é Bom Demais 2019 |
|
O formato e modelo é muito bom, com vales-compra e troca de cupons |
91 |
Carro como prêmio principal |
15 |
Mais divulgação |
13 |
Melhorar a premiação |
15 |
Prêmios físicos como TV, celular, moto, notebook, etc |
9 |
Facilitar preenchimento dos cupons |
9 |
Cupons com preços mais acessíveis aos lojistas |
6 |
Menos sorteios e prêmios maiores |
4 |
Cupom Eletrônico |
4 |