Perguntas e Respostas sobre Marketing Digital com Danilo Serafim Alves - Consultor do Sebrae-SP
Selecionamos algumas questões importantes sobre Marketing Digital, para Danilo Serafim Alves, Consultor do Sebrae-SP,que ministrou duas turmas da Oficina "Marketing Digital" na Acil (Dias 15 de 16 de julho e 07 e 08 de outubro). Confira abaixo:
Atualmente está todo mundo conectado na internet, e ela vem se tornando essencial com a praticidade que nos traz. Com isso vem a importância das empresas também estarem na internet, e também vem a pergunta, como utilizá-la corretamente, o que ela pode oferecer de bom para o meu negócio?
Hoje mais de 110 milhões de brasileiros estão conectados à internet e 80 milhões deles via celular, ou seja, o cliente hoje fica muito tempo utilizando esta rede, por isso, a empresa deve posicionar a sua marca na área digital. O Marketing Digital é a utilização de estratégias de marketing tradicionais aplicadas na área digital, utilizando diversas plataformas para chegar até os consumidores, fortalecer a marca e também prospectar novos clientes e fidelizar os atuais.
Como posso saber qual é a estratégia ideal para minha empresa? Como posso trabalhar melhor o Marketing Digital?
Primeiro é necessário identificar o cliente, quem é ele e qual o perfil, pois é baseado neste perfil que nós conseguimos entender quais canais ele frequenta e qual linguagem iremos utilizar para nos comunicar, chegar até ele. Desta forma conseguimos nos estruturar nas diversas plataformas que ele costuma utilizar. Nós temos hoje, por exemplo, Whatsapp, Facebook, Instagram, LinkedIN, então é necessário identificar esses canais e criar uma base para chegar até o cliente e, com isso, fazer com que ele conheça a empresa.
Então, como posso fazer para entrar nessa “era” com a minha empresa?
É importante, além de identificar o perfil do cliente, escutá-lo, pois é desta forma que iremos saber quais plataformas ele utiliza e com isso, podemos estudar o perfil de cada um desses canais. Na internet tudo é muito dinâmico, animado, por isso temos que planejar nossa atuação com cuidado, estruturar o negócio e transferir ele corretamente para a “era digital”, para que nossos clientes tenham uma degustação da empresa e através disso efetivem suas compras.