Outubro Rosa – Conscientização que salva vidas
O Outubro Rosa é uma mobilização social que teve início na década de 1990, nos EUA, pela Fundação Susan G. Komen for the cure para a conscientização da população sobre o câncer de mama. Sua primeira manifestação foi através da Corrida pela Cura, em Nova York. Posteriormente as entidades de outras localidades do país foram adotando as comemorações e fomentando ações voltadas para o diagnóstico precoce da doença.
Além do laço rosa, também há a iluminação em prédios públicos com essa cor, como uma homenagem e sensibilização pela causa. A primeira iniciativa no Brasil foi em 2002, em que o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera) foi iluminado através de uma iniciativa de um grupo de mulheres e uma empresa europeia de cosméticos. Depois disso as ações de incentivo a essa causa foram se espalhando por todo país.
O Inca (Instituto Nacional de Câncer) divulgou uma pesquisa dia 6 de outubro de 2016 apontando que 66,2% dos casos de câncer de mama foram detectados primariamente pela própria mulher, o que mostra como a conscientização do autoexame pode ajudar a salvar a vidas. A pesquisa foi feita durante os anos de 2013 e 2014 no Rio de Janeiro. O câncer ainda é a principal causa de morte de mulheres, os últimos dados disponíveis sobre são de 2013, em que 14.206 mulheres chegaram a óbito.
Confira as formas de diagnosticar a doença na imagem a baixo:
tags: outubro-rosa