Orquestra Experimental da UFSCar e Nailor Proveta encerram eventos comemorativos de 123 anos de Leme
Em homenagem às comemorações de 123 anos da cidade de Leme, a Acil com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura e parceria com a UFSCar, realizou o evento “Orquestra Experimental da UFSCar convida Nailor Azevedo - Proveta”.
A apresentação especial deu vida a harmoniosas composições e ritmos brasileiros. Regidos pela lemense e Maestrina Carol Jolly, mais de 80 músicos encantaram o público presente e interagiram com o músico, e também lemense, Proveta. No final, Ilza Joly, foi chamada para encerrar o espetáculo como regente.
Estiveram presentes o Presidente da Acil – Gustavo Moraes Cazelli e a Diretora Márcia Maria Da Roz Musumeci, que prestaram homenagem aos músicos e agradeceram a presença de todos.
Sobre a Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
A Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nasceu em 1991, a partir da prática instrumental dos alunos de musicalização, sob a coordenação da profa. Ilza Joly. Ao longo destes 27 anos de história, o grupo diversificou seu instrumental, repertório e após muito experimentar, junta hoje, sob a regência de Carol Joly e a direção musical de Lucas Joly, 100 músicos da comunidade de São Carlos e região e alunos e professores do curso de Licenciatura em Música da UFSCar, em sua maioria jovens, o que torna a orquestra um grupo animado e irreverente.
O nome Experimental surgiu da mescla de diferentes instrumentos: violinos, violoncelos, flautas transversais, trompetes, trombones, clarinetes, que são encontrados nas orquestras tradicionais; junto com baixo elétrico, bateria, teclado, sanfona, saxofone das bandas populares; somados à flauta doce e xilofone Orff usados na iniciação musical. Esta mistura lhe confere um som singular, também proporcionado pelos arranjos e composições realizados especialmente para o grupo, que valorizam as diferentes sonoridades, ritmos, e melodias de um repertório focado principalmente na música brasileira, mas que perpassa a música erudita e as trilhas sonoras de filmes conhecidos pelo público.
Ao longo destes anos, o trabalho foi reconhecido e elogiado por inúmeros artistas do cenário cultural brasileiro, o que proporcionou shows com: Oswaldinho do Acordeom, Paulo Moura, Ivan Vilela, Mozart Terra, Adalto Soares, Nailor Proveta, entre outros. Em 2014, a Orquestra foi escolhida para representar o Brasil na Conferência Internacional da ISME (International Society for Music Education), em Porto Alegre, tocou no Festival de Inverno de Gramado e em diferentes oportunidades fez campanhas culturais para a Coca-Cola e a EPTV Globo, com concertos em diversas cidades do Brasil.
Os principais objetivos do nosso trabalho são: proporcionar um espaço de convivência social e educacional para o desenvolvimento da sensibilidade, sociabilidade e cultura musical dos nossos músicos; e a divulgação da música brasileira em concertos que exploram a diversidade de nossos ritmos e melodias, em apresentações que emocionam e que animam o público de todas as idades.
Nailor Azevedo "Proveta"
Pode-se dizer, sem medo de errar, que PROVETA ocupa lugar de destaque na galeria dos principais músicos do Brasil.
Membro da Banda Mantiqueira, que foi indicada ao Grammy em 1998. Aprendeu as notas musicais, antes das letras do alfabeto. De calça-curta, aos 6 anos de idade, tocava clarinete na banda da sua cidade natal – Leme-SP. Passou depois a tocar em bailes no conjunto liderado por seu pai o tecladista e acordeonista Geraldo Azevedo e em outros grupos musicais da região.Mudou-se para São Paulo e, aos dezesseis anos de idade, já integrava a orquestra do Maestro Sylvio Mazzucca, famosa em todo o Brasil.
Foi convidado para acompanhar os principais artistas do Brasil – Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, Raul Seixas, Guinga, Jane Duboc, Joyce,César Camargo Mariano,Maurício Carrilho, Yamandú Costa, etc. e também artistas internacionais como, Joe Wiiliams, Anita O’Day, Bobby Short, Benny Carter, Natalie Cole, Ray Conniff, Sadao Watanabe, entre outros.
Atua intensamente nos estúdios de gravação como instrumentista e arranjador, tendo participado de centenas de gravações dos mais importantes artistas brasileiros.