O Significado da Qualidade
Qualidade. A palavra representa um atributo procurado em produtos e serviços que atende às necessidades de quem os usa. Não só as grandes empresas precisam prestar um serviço ou fornecer um produto com Qualidade. Um pequeno negócio também precisa de Qualidade para se tornar mais atrativo para o cliente.
Nos dias de hoje, ter um Programa ou Sistema da Qualidade ou até mesmo saber utilizar algumas ferramentas podem fazer muita diferença nos seus custos, no nível de satisfação dos clientes e nos resultados da empresa. E como posso criar uma cultura voltada para a Qualidade na organização?
O empreendedor ou empresa interessado em implantá-la deverá ter como principal aspecto de sua personalidade a vontade de mudar, assumindo a liderança deste processo. A Gestão da Qualidade é uma filosofia administrativa, que orienta o uso dos recursos de forma adequada, sejam eles humanos, materiais ou financeiros, buscando agregar valor a oferta da empresa.
Esse modelo de gestão prevê o aporte de conhecimento necessário para a empresa atingir seus objetivos. Esse conhecimento é adquirido por meio da informação, insumo principal da empresa, que é utilizada para capacitar as pessoas a utilizar um sistema de qualidade que as orienta e instrui sobre como executar suas atividades fornecendo respostas às principais perguntas que fazemos para gerir como, o que deve ser feito; como fazer; por que fazer; quando fazer; quem é o responsável; onde e quanto produzir?
O senso comum aponta para o fato de que nada é mais constante do que as mudanças. Isso exige das empresas e instituições posições inovadoras, o que pressupõe que deverão estar aptas a reconhecerem as pressões externas que se apresentam através da concorrência, governos, colaboradores, comunidade, clientes, fornecedores e demais públicos que interagem com a organização.
É preciso monitorar as necessidades destes públicos e adequar os recursos da organização as expectativas deste ambiente. Dessa forma sua empresa reduzirá drasticamente a chance de ter uma surpresa desagradável. É nisso q-ue a Qualidade se concentra, evitar surpresas desagradáveis para a organização.
Conceição Nery Rocha é especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade, auditora ISO 9000:2000 reconhecido pelo RAC (Registro de Auditores Certificados) e avaliadora dos programas de Acreditação Hospitalar pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). É Diretora de Qualidade do Complexo Hospitalar São Marcos
Fonte: http://www.revistanegociospe.com.br/materia/O-Significado-da-Qualidade