Novas estratégias de educação: ACIL recebe professores e coordenadores da Escola Estadual Arlindo Fávaro
No dia 23/03 a ACIL (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Leme) realizou uma reunião com professores e coordenadores da Escola Estadual Professor Arlindo Fávaro. O objetivo foi buscar novas estratégias e estimular o engajamento dos alunos.
A Escola Arlindo Fávaro é uma escola PEI (Programa de Ensino Integral), que oferece uma gama de metodologias de aprendizagem com a finalidade de proporcionar um ensino de excelência, sendo essas, algumas metodologias:
-Tutorial emocional voltado para o empreendedorismo
-Disciplinas eletivas, Projeto de vida e Tecnologia
-Itinerários formativos
-Novo Tec: Informática para internet.
O principal desafio atualmente é o horário das 14:15h às 21:15h, sendo que esse fator tem provocado uma grande saída dos alunos, relacionada à algumas questões: condição socioeconômica da família, que obriga o aluno a ir para escola de meio turno, geralmente parte da noite.
A escola atende alunos carentes de bairros periféricos: Jardim Imperial, Serelepe, Santa Marta, Santa Paula etc.
O corpo docente da escola conta com professores diferenciados, alguns formados em universidades públicas e mestrando em instituições como a UNESP. Os professores buscam sempre uma formação diferenciada, como, por exemplo, curso sobre Iniciação Científica da 3M.
Esse corpo docente é um diferencial na elaboração das disciplinas eletivas, trazendo como opções: Sistema Biodigestor e Fotografia da Natureza.
Mesmo em meio à muitos desafios, a escola consegue fazer a diferença: em 2023, dois alunos ingressaram em universidades públicas: UFSCAR e UFMS.
Nesse cenário a escola busca parceria para estimular maior engajamento dos alunos e propõe o estágio, através de contratação formal ou bolsa, para os alunos trabalharem na parte da manhã e estudarem à tarde.
Com essa possibilidade, haverá um impacto positivo no aprendizado dos alunos, com maior engajamento e menor quantidade de evasão escolar ou de faltas.