Mulheres Empreendedoras participam de laboratório de inovação com a empresa Co-Viva
As atividades das Mulheres Empreendedoras da Acil continuam, o núcleo que agora conta com o nome ELA – Empreendedoras de Leme – Acil, realizou encontro focado em inovação.
O evento realizado no dia 25 de setembro foi uma parceria entre a Acil e a Co-Viva, com a Facilitadora Clara Bianchini, que apresentou o laboratório de inovação com o tema “Aprenda 8 tipos de inovação e saia com um diagnóstico da sua empresa”.
Clara, que é Consultora de Inovação & Imagineering e Co-fundadora da Co-Viva apresentou etapas da Curva S de Inovação e como elas afetam as empresas. Além disso, comentou sobre as principais mudanças que já aconteceram, que estão em andamento e que devem chegar ao mercado.
“É importante sabermos qual inovação as nossas empresas precisam hoje, pois todas as empresas passam por várias fases e, caso não se atentem, acabam perdendo mercado para outras que vão surgindo, é uma espécie de ciclo que, se o conhecermos, podemos aprimorar nossos processos, estratégias e modelo de negócio, de forma a fortalecer nossas empresas”, comentou Clara ao explicar os motivos que fazem que a lista de empresas mais ricas em 1983, mude tanto ao longo dos anos e seja tão diferente nos tempos atuais.
As participantes também participaram de dinâmicas para conhecer melhor as etapas e entender os tipos de inovação. “Com certeza foram plantadas muitas sementes hoje, e agora vem o maior desafio aceitar, conhecer e abraçar essas mudanças”, comentou Zezé Marchiselli da empresa Animaluca.
O encontro também contou com a presença de duas representantes do Conselho das Mulheres Empreendedoras de Rio Claro. Gislaine Rossi Pinhatt - Presidente do Conselho das Mulheres de Negócios (CMN) e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro e Daniela K. Ribeiro Pratti - Coordenadora do Conselho das Mulheres de Negócios e Consultora Administrativa da ACIRC, também participaram e comentaram sobre o cenário das Associações Comerciais. “As Associações também estão tendo que se reinventar, com novas alternativas para seus associados e quem não se atentar corre o risco de perder muito em representatividade”, comentaram.
Também foi comentado a respeito da mudança do Marketing, que hoje conta com influencers e muda totalmente a forma que as empresas se relacionam com os clientes “Hoje a informação é muito pontual, é rápida e objetiva. Por isso, com certeza precisamos estar atentas a estas etapas e se for necessário nos reinventarmos, acompanharmos de perto todas essas mudanças e sempre estar um passo à frente”, comentou Patricia Linzmayer Noivo da empresa Love Brands.
Para finalizar Fany Braghin Roverssi agradeceu a presença de todas e reforçou a importância do apoio da Acil ao Núcleo para a realização de encontros como este, convidando todas a colaborarem com novas sugestões e temas “Este é mais um tema que estamos trazendo em pauta, um assunto de grande relevância e atual, cujo conteúdo foi importante para reflexões que venham contribuir positivamente nas empresas de cada uma”, comentou.