Movimento de Repúdio ao presídio em Sta Cruz da Conceição teve grande adesão da população
Na noite do dia 19 de agosto aconteceu o Movimento de Repúdio ao Presídio à 5 km de Pirassununga, desta vez a concentração aconteceu defronte à Câmara Municipal de Santa Cruz da Conceição. Estiveram presentes lideranças do movimento e políticas das cidades de Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Leme que aderiram á causa.Populares marcaram presença com faixas e cartazes. Foi realizada uma sessão solene, presidida pela vereadora e presidente da Casa de Leis da vizinha cidade, Patrícia Capódifóglio, onde a Câmara de Santa Cruz da Conceição, bem como seu prefeito Osvaldo Marchiori se mostraram favoráveis ao apoio do movimento.
Representando a cidade de Leme, estiveram por lá, o vice-prefeito, Ademir “Gú” Zanóbia, os vereadores Ricardinho, Silvio Salles, Adenir Pinto e a vereadora Bel Parolin. A ACIL também marcou presença através do Presidente, Joubert Pagliari Faccioli e do Conselheiro Francisco Escoriza da Silva.
A última reunião promovida pelo movimento aconteceu em abril deste ano na Câmara Municipal de Pirassununga. Na ocasião foi solicitado aos novos vereadores e prefeitos da região o empenho para que a unidade prisional não seja implantada em Santa Cruz da Conceição, mais precisamente em área nas proximidades da rodovia Anhanguera.
Em entrevista à Rádio Cultura, Maria Isabel Tamborim, uma das lideranças do movimento em Santa Cruz, disse sobre a questão e ainda afirmou sobre o caso do município de Bom Jesus dos Perdões, onde a decisão de construção de uma unidade prisional foi revertida através de manifestações populares.
“A notícia deixou o povo desesperado e acuado. Comecei a pesquisar a respeito do assunto e acabei descobrindo que a região Bragantina conseguiu através de um decreto de 14 de junho de 2013, cancelar a instalação da unidade prisional em Bom Jesus dos Perdões. Eles só conseguiram porque uniram seis cidades da região. Essa unanimidade de todos os vereadores e prefeitos e da população foi muito importante. O movimento está crescendo e até mesmo outras cidades como Araras estão querendo nos apoiar”, disse.
Agora o movimento deverá acontecer em Leme, com apoio dos vereadores e a participação da população. A data para a realização do evento ainda será definida.
Fonte: Rádio Cultura - www.radioculturadeleme.com.br
tags: movimento, repudio, presidio, santa-cruz-da-conceiçao