Missão, Visão e Valores: o que são e como desenvolvê-los
Missão, visão e valores são três palavrinhas que muitos empreendedores já ouviram. Muitos levam isso a sério. Porém, outros nem sabem do que se trata. Cristiane Sevilla, consultora do Sebrae-SP, ajuda você a entender melhor o que são esses pilares e como introduzi-los em seu negócio.
"Missão, visão e valores são três pilares que compõem o que é a empresa, onde ela pretende chegar e os valores que balizam os comportamentos dela", disse Cristiane.
Antes de elaborar cada ponto, a consultora afirma que o empreendedor precisa definir claramente qual é o negócio da empresa. Com isso, entenda cada pilar e como você pode desenvolvê-lo.
Missão
É ela quem estabelece o norte de atuação para a empresa. "A missão orienta esforços em uma direção comum, evitando que seus colaboradores persigam propósitos conflitantes e é a base para a elaboração de objetivos e estratégias da empresa", afirma a consultora.
Uma dica para estabelecer a missão é fazer três perguntas: o que a empresa faz, para quem faz e como faz.
Visão
"A visão são os objetivos da empresa no longo prazo", diz Cristiane. O empreendedor precisa estipular uma visão dentro dos limites e capacidades da própria organização. Não adianta sonhar além do que é possível.
"A visão é aonde o empreendedor quer chegar e representa como a empresa estará no futuro", diz a consultora. "Essas diretrizes nortearão o crescimento do seu negócio."
Valores
O último pilar diz respeito "às diretrizes de como se comportar e o que priorizar ao tomar decisões na empresa". Os valores representam o que o empreendedor acredita e influenciam em suas decisões.
"Os valores geralmente são originados das crenças pessoais dos empreendedores, sendo compromissos que a empresa se impõe no sentido de cumprir a sua missão", diz Cristiane. Ou seja, os valores da empresa devem refletir o próprio empreendedor e devem ser capazes de atender a missão estipulada.