Meios Alternativos de Cobrança e Pagamento em meio à Pandemia
Este manual é focado em Empresas que:
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Recebe pedidos de clientes pelas Redes Sociais (WhatsApp/Instagram/Facebook);
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Faz entregas dos pedidos solicitados ou cobrança de pagamentos;
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Costuma usar, na entrega do pedido ou na cobrança de pagamentos, dinheiro ou Máquina de Cartão como forma de pagamento (ou seja, já tem uma solução contratada para Máquina de Cartão)
Mas é possível que as alternativas apresentadas sirvam para outras situações também.
O que a Pandemia do Coronavírus (COVID-19) nos obriga a fazer?
Estamos passando por uma crise biológica relacionada à rápida disseminação do Coronavírus (COVID-19). No contato com outras pessoas, precisamos:
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Diminuir o Tempo de Aproximação;
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Aumentar a Distância de Aproximação;
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Diminuir ou Eliminar a Troca de objetos.
A título de exemplo, podemos citar uma situação crítica que é a interação entre um cliente e um entregador, em que um dos dois pode estar contaminado. A história geralmente é a seguinte:
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Entregador chega;
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Cliente se aproxima;
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Entregador digita as informações na Máquina de Cartão e entrega ao cliente;
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Cliente insere o cartão e digita a senha. Só essa interação, por si só, aumenta o risco de contaminação. Entretanto, muitas vezes, a história continua;
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Máquina de Cartão está sem sinal ou dá algum tipo de erro ou o cliente digita a senha incorretamente;
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O processo tem que ser repetido diversas vezes…
Precisamos buscar alternativas ao uso de dinheiro ou Máquina de Cartão, e a alternativa ideal é o pagamento por links, que será explicada neste manual.
Quais são os meios alternativos de Cobrança e Pagamento?
Além de dinheiro ou Máquina de Cartão, é importante reforçar que há outras maneiras de se realizar cobrança e pagamento:
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Links de pagamento (o aplicativo da sua máquina gera um link que você envia para o cliente pagar)
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QR Code (o aplicativo da máquina de cartão ou a máquina de cartão gera um desenho / código especial que é lido pela câmera do celular do cliente);
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NFC (deixar o cartão de crédito ou celular próximos à máquina de cartão gera o pagamento)
Deste três, o meio mais seguro para diminuir um possível contágio pelo Coronavírus (COVID-19) é enviar Links de pagamento por meio digital (e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram etc.).
Vamos verificar em mais detalhes cada uma das opções.
Primeira Alternativa: “Links de Pagamento”. O que é? Como funciona? Como faço para usar?
Um link de pagamento é um endereço de internet que leva à um ambiente onde o pagamento pode ser realizado. Nessa alternativa, o aplicativo da sua máquina gera um link que você envia para o cliente clicar e pagar.
Seguem tutoriais (textos e vídeos) explicativos de alguns fornecedores da solução de Link de Pagamento, em ordem alfabética. Verifique qual é o seu e adote o procedimento a partir de agora:
Observação: em alguns casos, o cliente também tem que se cadastrar no aplicativo do fornecedor para poder realizar o pagamento que foi solicitado pelo lojista / comerciante. Se você tiver dificuldades em utilizar esse meio de pagamento, entre em contato com o suporte de seu fornecedor e tire as dúvidas diretamente com ele.
Caso seu fornecedor não possua geração de link de pagamento pelo celular (opção ideal de meio de pagamento), há também as opções QR Code e NFC (contactless).
Segunda Alternativa: “QR Code”. O que é? Como funciona? Como faço para usar?
Código QR é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Nessa alternativa, o aplicativo da máquina de cartão ou a máquina de cartão gera um desenho / código especial que é lido pela câmera do celular do cliente.
Seguem tutoriais (textos e vídeos) explicativos de alguns fornecedores da solução de pagamento via QR Code, em ordem alfabética. Verifique qual é o seu e adote o procedimento a partir de agora:
Observação: em alguns casos, o cliente também tem que se cadastrar no aplicativo do fornecedor para poder realizar o pagamento que foi solicitado pelo lojista / comerciante. Se você tiver dificuldades em utilizar esse meio de pagamento, entre em contato com o suporte de seu fornecedor e tire as dúvidas diretamente com ele.
Terceira Alternativa: “NFC (contacless)”. O que é? Como funciona? Como faço para usar?
Comunicação por campo de proximidade, ou near-field communication (NFC), ou ainda Contactless, é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Nessa alternativa, ao aproximar o cartão de crédito ou o celular compatíveis com NFC, o pagamento é realizado.
Seguem tutoriais (textos e vídeos) explicativos de alguns fornecedores da solução de pagamento via NFC (cartão ou smartphone), em ordem alfabética. Verifique qual é o seu e adote o procedimento a partir de agora:
Observação: em alguns casos, o cliente também tem que se cadastrar no aplicativo do fornecedor para poder realizar o pagamento que foi solicitado pelo lojista / comerciante. Se você tiver dificuldades em utilizar esse meio de pagamento, entre em contato com o suporte de seu fornecedor e tire as dúvidas diretamente com ele.
Quais são as Vantagens de eu adotar a forma de Links de Pagamento?
Na pandemia atual que estamos vivenciando (rápida disseminação do Coronavírus (COVID-19)), incluir um meio de pagamento 100% online reduz drasticamente o risco de contágio.
Adotar esta forma protegerá você, seus funcionários e clientes e poderá ser considerado um diferencial para seu negócio.
Caso adote essa opção, utilize-a na Comunicação da sua empresa (Redes Sociais, Peças Publicitárias etc.) para divulgação. Há clientes que já estão exigindo melhorias e o mercado tem apresentado poucas opções nesse sentido.
Quais são os Riscos de eu adotar a forma de Links de Pagamento?
A população brasileira não está acostumada a utilizar meios de pagamento digitais, por padrão. Se quisermos que a solução Links de Pagamento seja adotada em massa, é importante que você, lojista / comerciante, realize os seguintes passos, para cada um de seus clientes:
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Entre em contato com seu cliente, por canal já conhecido e confiável (e-mail, Redes Sociais ou número de WhatsApp seu ou da loja);
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Explique, por ligação telefônica ou envio de áudio, que passará a utilizar esse meio de pagamento a partir de agora;
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Avise seu cliente que ele deverá ficar alerta e somente confiar em links enviados por esse canal confiável e já conhecido;
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Além disso, ao clicar no link que ele tenha certeza que foi enviado por você (ou pela sua loja), ele deve verificar duas coisas: (a) se o site aberto tem o cadeado lá em cima (no local de endereço do navegador de internet) indicando que a conexão é segura e (b) se o site em que você entrou corresponde ao nome de algum sistema de pagamento conhecido.
Observação: o celular ou computador que será utilizado neste canal de conversa com o cliente deve possuir segurança mínima (backup, antivírus instalado etc.) e ser operado somente por uma pessoa de confiança do lojista / comerciante.
Infelizmente, existe uma tendência à golpes virtuais no país, e devemos ficar sempre atentos quanto à essa possibilidade.