Empresária de Leme já começa a colher frutos e resultados do PAS - Programa Alimentos Seguros. Saiba mais
Gestão de primeira e comida de qualidade
Empresária de Leme conta com o Programa Alimentos Seguros (PAS) e capacitações do Sebrae-SP para aprimorar restaurante de culinária japonesa
Uma parceria entre o Escritório Regional (ER) do Sebrae-SP em São Carlos e a Associação Comercial e Industrial de Leme (Acil) desenvolveu no segundo semestre deste ano uma série de ações voltadas a capacitação e qualificação de empreendedores do setor de alimentação fora do lar. A iniciativa incluiu cursos, workshops, consultorias e o acompanhamento de diversos estabelecimentos pelo Programa Alimentos Seguros (PAS) – mesa.
A consultora do ER do Sebrae-SP em São Carlos, Patrícia Lopes de Oliveira, explica que o objetivo é mostrar aos empresários do setor a importância de melhorar o gerenciamento do negócio e oferecer aos consumidores um alimento mais seguro. Aprimorar esses quesitos é um passo decisivo para ganhar mais competitividade no mercado local.
Quem participou do atendimento já começa a colher os frutos. É o caso de Priscila de Jesus do Prado Ferreira, que administra a Nori Temakeria e Sushi Bar. Especializado em culinária japonesa, o estabelecimento tem duas unidades: uma localizada na área central em Leme e a outra na zona sul de São Paulo. Ela buscou no Sebrae-SP capacitações nas áreas de gestão financeira, liderança e marketing e participou do PAS – mesa.
“As orientações recebidas durante todos os cursos que já fiz no Sebrae-SP me ajudaram a promover alterações significativas na minha empresa”, diz Priscila.
Entre as mudanças implantadas, Priscila intensificou a divulgação nas redes sociais e investiu na criação do site em que os clientes encontram todas as informações do Nori Temakeria e Sushi Bar, inclusive o cardápio com fotos dos pratos e promoções. “Também dei uma atenção especial para a parte visual do restaurante, com os funcionários uniformizados a caráter, e ainda elaborei um plano de negócios”, explica.
Com todas as ações que está promovendo, ela espera ter um aumento de até 30% no faturamento. Muitos dos ensinamentos do PAS – mesa ela já está aplicando nas duas unidades do Nori. “Especialmente os que estão relacionados a boas práticas de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos”, explica.
Ela elogia a qualidade dos conhecimentos recebidos e que foram fundamentais para profissionalizar todas as áreas de seu estabelecimento e se enquadrar em todas as normas da Vigilância Sanitária. Animada com a formação, Priscila já se prepara para investir em uma terceira unidade, na cidade de Pirassununga.
Para saber mais
• O Programa Alimentos Seguros (PAS) é composto por 15 horas de aulas teóricas e 27 horas de consultorias individuais no estabelecimento participante. As capacitações são baseadas nos procedimentos higiênico-sanitários instituídos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde.
• O programa trabalha simultaneamente com os vários elos da cadeia produtiva do setor, promovendo maior interação e amplo compromisso de cada um em fornecer produtos seguros.
• É um produto direcionado a cozinhas industriais, restaurantes, pizzarias, bares e lanchonetes, entre outros. Tem como objetivo a implantação do conceito de segurança alimentar, orientando os empreendedores para as boas práticas de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos.
Tem interesse? Entre em contato com a Acil pelo (19) 3573-7100 com Tânia.
Fonte: http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/noticias/jornal_negocios/261/JN261_SaoCarlos.pdf
tags: pas, sebraesp, leme, nori, resultados, programa, alimentacao, afl