Empreendedora conquista os Estados Unidos e Alemanha com produtos brasileiros!
Levar o sabor e um pouco da cultura da Amazônia para São Paulo. Essa era a ideia inicial de Iolane Tavares, 54 anos, quando fundou a Frutos da Amazônia, em 1994. A paraense, que é assistente social de formação, se mudou para a capital paulista porque o marido foi transferido a trabalho. “Pensei em trabalhar com os frutos nativos da Amazônia, como biscoitos e bombons com as frutas de lá”, diz.
Hoje, os biscoitos são o carro-chefe da empresa e podem ser encontrados em sabores como cupuaçu, castanha do Pará e castanha com limão.
A marca tem um showroom em São Paulo e trabalha com revenda em hotéis, restaurantes, empórios e supermercados como o Pão de Açúcar.
Com uma equipe de 14 funcionários, o faturamento no ano passado foi de R$ 1,6 milhão.
Desde 2004, a Frutos da Amazônia faz exportações. Com ajuda de uma empresa júnior de relações internacionais, Iolane pode entender o mercado, a cultura e os hábitos dos consumidores e as vendas internacionais começaram de forma pontual.
Atualmente, os produtos são encontrados em países como a Alemanha, nas lojas da rede de varejo Galeria Kaufhof, e Estados Unidos. “Escolhi esses países porque eles têm um mercado consumidor amplo para biscoitos, geleias e chocolates”, conta.
Em volume, os Estados Unidos é o principal cliente. “Vendemos 50 mil caixinhas de biscoitos para uma empresa de caixas de assinatura, a Try World”, conta. A preparação envolveu se adaptar às regras do FDA, órgão governamental responsável pelo controle dos alimentos, equivalente à Anvisa no Brasil, e tirar o RADAR, que é o Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, documento essencial para exportar.
Além de ser mais um canal de vendas, a exportação virou estratégia de crescimento para a marca. Hoje, 90% do faturamento vem do mercado interno e 10% da exportação. No futuro, a empreendedora espera que esse percentual chegue a 30%. Aumentar a estrutura, melhorar os processos, adaptar as embalagens e incluir a exportação na estratégia da empresa são os principais desafios da marca.
Para quem deseja exportar, mas não sabe por onde começar, Iolane recomenda escolher mercados-alvos e pesquisar muito. “Entenda o lugar e a legislação, visite, prospecte e faça um estudo. Ou você acaba gastando e errando muito”, ensina.
De acordo com a empreendedora, a expectativa para este ano é aumentar as vendas com o lançamento de uma linha de biscoitos integrais e faturar R$ 2 milhões.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2016/06/empreendedora-conquista-os-estados-unidos-com-produtos-brasileiros.html
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