Dicas de como vender mais na Semana do Brasil
Por Monique Souza - jornalista na Gera Conteúdo- Comunicação e Imagem - geraconteudocom@gmail.com
Prepare-se para o Black Friday brasileiro de 10 dias - Mesmo que falte poucos dias para a ação, ainda dá tempo de se cadastrar no site, fazer uma força tarefa e se organizar. Essa é uma ótima oportunidade de vender aquelas mercadorias que estavam paradas. Reavalie o que foi feito no seu negócio nos últimos anos em períodos promocionais e veja o que pode ser aproveitado.
Decore sua loja – Faça com que o consumidor identifique que sua loja está participando, você pode inclusive utilizar aquela decoração que fica parada de quatro em quatro anos e só é aproveitada nas Copas do Mundo. As cores verde, amarelo e azul juntas trazem ótimas energias, utilize também pontos de iluminação.
Use as redes sociais a seu favor – Você pode aproveitar que a data está próxima para patrocinar um post no Facebook, por exemplo. Com um investimento abaixo de R$20,00 é possível segmentar o anúncio para seu público. Nesse caso, se o seu negócio é uma loja de roupa infantil você pode direcionar o anúncio para mulheres, mães, gestantes, casadas, acima de 30 anos e ainda escolher a localização das cidades em que você quer que seu anúncio apareça. De nada adianta promover uma campanha para o Brasil inteiro se quem vai a sua loja física são as pessoas da própria cidade, a menos que você tenha um e-commerce com entregas para o país todo.
Crie promoções, peça as pessoas que marquem os amigos e compartilhem o post. Promova sorteios para estimular a participação de mais pessoas. Não esqueça de criar uma hastag para a promoção, como por exemplo: #nomedalojaSemanadoBrasil ou #SemanadoBrasil.
Faça uma boa gestão do seu estoque – Fazer um bom levantamento dos produtos do seu estoque evita correr o risco de o cliente pedir o produto que foi divulgado e não ter para atendê-lo. Além do mais, a gestão representa a diferença entre o lucro e o prejuízo de um negócio. Aproveite o momento para se livrar da mercadoria encalhada.
Aprenda com os erros dos outros - Na Black Friday do ano passado, o site Reclame Aqui recebeu mais de 97 mil reclamações e entre os erros que mais geraram insatisfação nos clientes estavam: atraso de entrega; propaganda enganosa; estorno do valor pago; troca/devolução de produtos e produto errado. Evite cometer os mesmos erros.