Dicas de como vender mais na Semana Brasil
Mesmo que falte poucos dias para a ação, ainda dá tempo de se cadastrar no site https://www.participesemanabrasil.com.br/, fazer uma força tarefa e se organizar. Essa é uma ótima oportunidade de vender aquelas mercadorias que estavam paradas e proporcionar uma boa experiência pra o seu cliente.
Decore sua loja – Faça com que o consumidor identifique que sua loja está participando, você pode inclusive utilizar aquela decoração que fica parada de quatro em quatro anos e só é aproveitada nas Copas do Mundo. As cores verde, amarelo e azul juntas trazem ótimas energias, utilize também pontos de iluminação.
Use as redes sociais a seu favor – Você pode aproveitar que a data está próxima para patrocinar um post no Facebook, por exemplo. Com um investimento de aproximademente R$50,00 é possível segmentar o anúncio para seu público. Nesse caso, se o seu negócio é uma loja de roupa infantil você pode direcionar o anúncio para mulheres, mães, gestantes, casadas, acima de 30 anos e ainda escolher a localização das cidades em que você quer que seu anúncio apareça.
De nada adianta promover uma campanha para o Brasil inteiro se quem vai a sua loja física são as pessoas da própria cidade, a menos que você tenha um e-commerce com entregas para o país todo.
Crie promoções, peça as pessoas que marquem os amigos e compartilhem o post. Promova sorteios para estimular a participação de mais pessoas. Não esqueça de criar uma hastag para a promoção, como por exemplo: #nomedalojaSemanadoBrasil ou #SemanadoBrasil.. #LemenaSemanadoBrasil e #LemeSP são hashtags que podem ser buscadas pelo consumidor neste período.
Faça uma boa gestão do seu estoque – Fazer um bom levantamento dos produtos do seu estoque evita correr o risco de o cliente pedir o produto que foi divulgado e não ter para atendê-lo. Além do mais, a gestão representa a diferença entre o lucro e o prejuízo de um negócio. Aproveite o momento para se livrar da mercadoria encalhada.
Aprenda com os erros dos outros - A Black Friday, por exemplo, tem vários registros de reclamação dos consumidores. Entre os erros que mais geraram insatisfação nos clientes estavam: atraso de entrega; propaganda enganosa; estorno do valor pago; troca/devolução de produtos e produto errado. Evite cometer os mesmos erros.
Matéria publicada originalmente em 2019, mas atualizada com informações 2021.
Por Monique Souza - jornalista na Gera Conteúdo- Comunicação e Imagem - geraconteudocom@gmail.com