Dia do consumidor é oportunidade para aumentar vendas e conquistar clientes
O dia do consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15/3), movimenta o comércio em todo o país. Os varejistas devem ficar atentos às oportunidades geradas nesta data para conquistar novos clientes e promover boas experiências ao consumidor. De acordo com a pesquisa Global Consumer Pulse, da Accenture Strategy, 65% dos consumidores se dizem frustrados quando as empresas deixam de entregar experiências de compras relevantes e personalizadas. Por isso, 47% dos clientes acabam optando por um concorrente. O estudo ouviu 25 mil consumidores no mundo todo, incluindo mais de 1.300 brasileiros.
O consultor de marketing do Sebrae-SP Adriano Campos afirma que o dia do consumidor deve ser aproveitado pelo empresário para que ele mostre aos clientes o seu diferencial no mercado. “O dono de negócio pode, por exemplo, pensar em estratégias para que o consumidor sinta-se parte de um grupo exclusivo. Essa ação pode aumentar a autoestima dele e faz com que ele tenha o sentimento de ser valorizado por essa marca. Oferecer brindes especiais, produtos e serviços com edição limitada, ou convidá-lo para eventos com participantes selecionados, também são excelentes alternativas”, ressalta ele.
Confira abaixo as cinco dicas do consultor Adriano Campos para promover uma boa experiência para o consumidor:
1) Ofereça algum tipo de experimentação antecipada no ponto de venda ou fora do momento de consumo regular. Alguns exemplos práticos são: amostras, degustações, simulações, demonstrações, testes drive, protótipos, showroom, realidade virtual, entre outros.
2) Invista em técnicas de Visual Merchandising que podem valorizar o seu ambiente. Vale a pena tematizar, ambientar e decorar seu espaço, além de inovar no uso de luzes, cores, trilha sonora exclusiva, aromas e embalagens modernas.
3) Conecte a experiência online com a off-line. Permita que seu consumidor possa transitar entre as duas esferas ao lhe dar a chance de consumir produtos/serviços presencialmente, porém manter contato à distância e vice-versa. Alguns exemplos são: pagamento online e retirada presencial, conteúdos relevantes distribuídos via redes sociais para complementar serviços presenciais, mesclar atendimento virtual com contatos pessoais, entre outros
4) Busque parcerias com outras empresas ou empreendedores de confiança para compartilhar e complementar serviços e momentos únicos. Essa é uma forma de oferecer uma experiência diferente para surpreender seu cliente. Por exemplo: academia que oferece como bônus um pacote de serviços de um salão de beleza parceiro para promover uma data especial ou um plano semestral. Todos ganham, pois, o cliente tem experiência nova, a academia promove seu serviço e o salão pode conquistar potenciais novos clientes.
5) Lembre-se que um atendimento surpreendente e de alta qualidade continua sendo importantíssimo para o consumidor. Ele pode diferenciar sua empresa dos concorrentes e ainda promover uma experiência marcante. Capacite sua equipe, humanize o atendimento eletrônico, facilite a troca ou devolução, adote formatos de pagamentos sem a necessidade do uso de dinheiro ou de cartões, chame o cliente pelo nome, ofereça atendimento rápido, eficiente e em momentos não previstos (madrugada, final de semana etc.).
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