Cuidado com o golpe que simula pesquisa sobre Covid-19 para clonar Whatsapp ou outras contas
Uma falsa pesquisa sobre a Covid-19, supostamente realizada pelo Ministério da Saúde, tem sido usada como isca para clonar contas de WhatsApp via ligação telefônica.
Casos similares já foram registrados em vários estados do Brasil e a Polícia Civil realiza investigações em diferentes localidades.
O Ministério informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que neste momento não existem pesquisas feitas pela pasta para acompanhamento de casos de Covid-19 em andamento. Também alerta que não solicita informações pessoais e nem envia códigos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Caso receba solicitação de cadastro, o cidadão deve denunciar às autoridades competentes”, diz a nota.
O golpe normalmente segue um roteiro parecido: por meio de um telefonema, uma pessoa se identifica como sendo do Ministério da Saúde e afirma se tratar de uma pesquisa sobre a Covid-19. Após uma série de perguntas, o suposto funcionário afirma que, para dar sequência à entrevista, precisa confirmar o cadastro. Para isso, envia um código de seis dígitos via SMS e pede que o entrevistado informe os números. No entanto, esses dados são usados para registrar o número do WhatsApp da vítima em outro aparelho e, dessa forma, roubar a conta e contatos.
Veja relato abaixo:
-
Golpista: Só pra eu colocar aqui no meu sistema, qual a faixa etária do senhor?
-
Vítima: Eu, 28
-
Golpista: Ok, perfeitamente, só lembrando que a nossa pesquisa segue sendo gravada de acordo com o Ministério da Saúde, tudo bem?
-
Vítima: Tá joia
-
Golpista: Só pra gente tá dando baixa no nosso sistema e terminando a nossa pesquisa, essa ligação tá gerando um número de protocolo, pra confirmar o nosso contato com o senhor, contendo apenas seis dígitos numéricos ok?
-
Vítima: Ah, tá joia
-
Golpista: O senhor consegue verificar se recebeu os seis dígitos números via SMS baixando a barra de tarefas. Poderia me informar por gentileza pra gente tá dando encaminhamento na nossa pesquisa?
-
Vítima: Ah, chegou. Quantos números?
-
Golpista: Seis Números
-
Vítima: Chegou aqui pra mim...
-
Golpista: O senhor consegue me informar por gentileza?
-
Vítima: Só um pouquinho...código do Whats, vamos lá 742.306
-
Golpista: Só um minutinho por gentileza
-
Golpista: O senhor consegue me informar por gentileza novamente, tá dando número inválido
Neste exemplo, a vítima estava informada e assim que o Golpista percebe a ligação cai.
O mais comum é que, uma vez em posse da conta de WhatsApp, o golpista acione familiares e amigos da lista de contatos para pedir “empréstimos”.
JAMAIS PASSEM CÓDIGOS DE SMS PARA QUALQUER PESSOA, POIS ISSO CONFIGURA GOLPE PARA INVADIR CONTAS EM SEU CELULAR.
Se receber uma ligação como essa a recomendação é não passar nenhum dado e, se possível, fazer uma denúncia à Polícia Civil na sequência. Se puder gravar a ligação e entregar o arquivo à polícia facilita a identificação dos golpistas.
Fonte: https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2021/01/20/golpista-diz-que-realiza-pesquisa-sobre-coronavirus-para-o-ministerio-da-saude-na-tentativa-de-clonar-whatsapp-de-empresario.ghtml