Cuidado com as brincadeiras no Trabalho
A atividade laboral deve ser sempre focada, profissional e séria. Não há problema que haja descontração nas relações. O importante é que haja limite, saber até que ponto as brincadeiras, piadas e diálogos são saudáveis, para que o trabalho não seja prejudicado, comprometendo os resultados, a segurança e a saúde da equipe.
Guarde esta frase: “tem hora para tudo”, existe o momento certo para cada necessidade, inclusive para as brincadeiras no trabalho.
Pessoas maduras sabem quando o momento é propício para brincar e sabem a hora de parar. Por outro lado, pessoas que não respeitam o espaço do outro, não sabem a hora de parar, são pessoas consideradas “chatas”, exageradas, imaturas. Esses funcionários quase sempre produzem pouco e brincam muito. Com isso, chateiam os outros e comprometem o resultado da equipe.
Principais brincadeiras no trabalho prejudiciais
Veja abaixo algumas brincadeiras que podem prejudicar e causar consequências graves no trabalho:
- Corridas em corredores ou nas salas de produção;
- Esconder, trocar ou inviabilizar o alcance de ferramentas;
- Puxar o assento do colega no momento em que iria se sentar;
- Provocar sustos nos colegas;
- Utilizar máquinas para fazer corridas ou manobras arriscadas (ex: empilhadeira, etc);
- Esconder ou adulterar EPI’s;
- Utilizar mangueiras de água ou de ar contra o colega;
- Realizar bullying com colegas.
Consequências das brincadeiras no trabalho
Além da frustração de perceber que está em um local de trabalho e não conseguir realizar suas funções com responsabilidade, há outras consequências que as brincadeiras no trabalho podem ocasionar:
♦ Exposição aos riscos: diversos cargos utilizam máquinas, ferramentas ou mobílias perigosas e realizar brincadeiras neste ambiente pode causar sérios acidentes.
♦ Problemas de saúde: a saúde mental também pode ser prejudicada, inclusive a do próprio causador da brincadeira;
♦ Brigas no ambiente de trabalho: quando as brincadeiras ultrapassam os limites, pode gerar confusões entre os colegas.
♦ Desligamento: as brincadeiras podem comprometer a gestão e comprometerem os resultados causando a demissão não só do autor da brincadeira mas de outros colegas.