Confira resultados da pesquisa - Tendências Globais do Varejo 2020 da KPMG
Varejista, confira a nova pesquisa da KMPG, “Tendências Globais do Varejo 2020”, que revela como os executivos do varejo podem se preparar para a nova realidade e como as mudanças do setor tornaram-se ainda mais aceleradas e urgentes em decorrência do COVID-19.
O Codel - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Leme preparou um resumo abaixo e você pode conferir o conteúdo completo no material.
TENDÊNCIA 1: MODELO DE NEGÓCIO EVOLUI
Empresas que não tem um canal online ou de entrega existente terão dificuldade para sobreviver a este momento desafiador, de forma que, precisam ser boas não apenas na compra e venda de produtos, mas também em itens como analise de dados, inteligência artificial, automação de processos.
OPÇÕES ESTRATÉGICAS:
1-Tornar-se uma plataforma;
2-Associar-se a plataformas;
3-Business as usual.
TENDÊNCIA 2: O PROPÓSITO ASSUME A LIDERANÇA.
Clientes querem que as empresas demonstrem algo a mais do que apenas vender produtos ou pagar dividendos aos acionistas, esperam que o VAREJO compartilhem seus valores e tenham responsabilidade social.
Os varejistas inteligentes usarão 2020 para demonstrar que cumprem o seu proposito, em vez de apenas falar sobre ele.
COMO TORNAR A EMPRESA ORIENTADA PARA O PROPÓSITO?
1-Promessa como uma tática isolada;
2-Proposito como promessa de marca social;
3-Proposito permeando todas as atividades da empresa;
4-Proposito como um movimento orientado para os negócios.
TENDÊNCIA 3: REPENSAR O CUSTO DE FAZER NEGÓCIOS:
A maioria dos varejistas reconhecem que a forma tradicional de reduzir os custos já não é mais suficiente para sustentar as margens. Os varejistas precisam procurar novas maneiras para garantir valor a partir dos seus ativos existentes: lojas, funcionários e fidelização dos clientes.
TENDÊNCIA 4: A ESCOLHA DO CLIENTE PASSA A SER ANALISADA MINUCIOSAMENTE.
No cenário atual, clientes se preocupam menos com a variedade de produtos e mais com a disponibilidade.
A KPMG sugere que apenas dois tipos de varejistas provavelmente sobreviverão:
Aqueles que oferecem seleção limitada de produtos cuidadosamente selecionados, e aqueles que oferecem uma seleção ilimitada.
Os varejistas do meio podem ser os que mais sofrerão. A KPMG espera que o varejo reflita mais claramente sobre seus investimentos. principalmente em: programa de fidelização de cliente, dados de clientes e tecnologia que torne a experiência de compra mais fácil, atraente, segura e eficiente.
COMO?
1-Aumentar a sofisticação de programas de fidelidade, por sistema inovadores;
2-Explorar ampla gama de modelos para coletar a analisar dados dos clientes (programa de recompensa integrado, participação em varias partes da plataforma);
3-Estabelecer parcerias com terceiros no ecossistema de seus clientes.