Como vender mais e melhor no Black Friday 2014
Veja as principais recomendações para o sucesso de suas vendas no Black Friday: 24 horas de descontos e promoções que em 2014 acontecem no dia 28 de novembro.
Prepare-se
- Em 2014, o Brasil estará na sua 5ª edição do Black Friday: 24 horas de promoção que acontece em todo o país, que neste ano será no dia 28 de novembro.
A estimativa é de crescimento nas vendas em relação ao ano passado. Em 2012, foram 424 milhões de reais em vendas na data, em 2013 foram 770 milhões. Para 2014, está previsto um aumento de 56%, devendo chegar a R$ 1,2 bilhão, segundo a e-bit.
Os produtos mais procurados são: informática, eletrônicos, eletrodomésticos, moda e acessórios, e telefonia/celulares.
Os pequenos negócios que desejam participar do Black Friday devem se preparar e atentar para alguns detalhes importantes. Para começar, é necessário refletir sobre 7 pontos-chave:
1- Quem compra meu produto? E quem pode comprá-lo?
Lembre-se de identificar um perfil da maioria, para não desperdiçar esforços e verba de mídia com a minoria. Estude o perfil comportamental desse grupo de consumidores: de quem compram, como compram, com que frequência, suas preferências.
2- Meu produto é comprado esporadicamente ou é de compra regular?
Para produtos de compra esporádica, o cliente pesquisará mais e fará comparações. Para esse tipo de produto, preço e condições de pagamento são importantes. Mas uma garantia estendida, uma entrega mais rápida do que os concorrentes ou um brinde bacana podem direcionar a escolha.
3- Tenho grandes margens ou são apertadas?
Se você trabalha com margens apertadas, avalie os prós e contras de participar do Black Friday. Tenha em mente que os descontos devem ser bastante atrativos para fazer brilhar os olhos do consumidor e levá-lo a comprar. Selecione os produtos que você pode conceder bons descontos, aqueles que você quer desovar do estoque e também faça parceria com fornecedores para poder repassar benefícios aos clientes.
4- Quantos e quais produtos ofertar no Black Friday?
Você não precisa (e, muitas vezes, não pode) colocar todos seus produtos com descontos atrativos. Então, a dica é: selecione bem alguns produtos e deixe claro quais são os que estão no Black Friday e quais não estão com descontos. Faça uma comunicação clara, não dando margens a dúvidas.
Muitas reclamações de clientes se devem a promoções que deixaram dúvidas na comunicação. Prepare-se para estar fora dos sites de reclamações.
5- Conceda descontos honestos
Prometa e cumpra. Não faça maquiagem nos preços. Os consumidores estão cada vez mais atentos. E, se você cumprir com o prometido, tanto em preço quanto em qualidade e prazo de entrega, sua marca deixará uma boa lembrança e a probabilidade desse consumidor retornar/recomprar no Natal, por exemplo, é grande.
6- Sua loja está atrativa?
Como está o visual da sua loja? A disposição está valorizando o produto? Há descrição clara dos produtos? Organize sua loja.
fonte Sebrae Nacional: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/noticias/Como-vender-mais-e-melhor-no-Black-Friday