ÁREA DO ASSOCIADO

13/12/2021

Comerciante lemense está esperançoso para as semanas finais de Dezembro



 

O Natal já está às portas e o consumidor se prepara para viver mais uma vez esta época de festas. Como em todos os anos, muitas pesquisas são realizadas para “tomar a temperatura” do consumo e tentar prever o que irá acontecer neste ano. Uma delas é a pesquisa realizada pela Offer Wise Pesquisas. 

No cenário nacional, o levantamento constatou que 123 milhões de pessoas devem movimentar cerca de R$68,4 bilhões, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia. Segundo a pesquisa, 77% dos consumidores irão presentear neste Natal. Entre os que não irão às compras neste ano, as principais justificativas são a falta de dinheiro (26%), não ter o costume (19%) ou por estarem desempregados (16%). 

Já em pesquisa feita pelo Google, constatou-se que 35% dos consumidores vão deixar as compras para a última hora enquanto 19% aproveitaram as promoções de Black Friday para garantir os presentes com um mês de antecedência. Para 45% dos entrevistados, a principal intenção de compra para data são as comidas típicas natalinas. Já 31% dos pesquisados disseram que planejam comprar presentes de Natal. Entre esses itens, 23% afirmam querer roupas e sapatos novos; 21% dizem que vão comprar materiais para decoração e 19% pretendem comprar bebidas enquanto 13% que vão adquirir itens para servir durante as festas.

Em Leme, a Acil ouviu lojistas associados que manifestaram expectativa para a próxima semana e os dias mais próximos ao Natal. Nos primeiros dias de dezembro, segundo boa parte dos entrevistados, o movimento no comércio local se mantém nos mesmos níveis de outubro e novembro. Para alguns isso se explica porque a Black Friday ainda é recente e por isso o consumidor vai deixar para fazer suas compras de Natal mais próximo aos feriados. 

O movimento noturno na cidade aumentou por conta do horário especial do comércio e das decorações natalinas que tem chamado muito a atenção da população pela riqueza de detalhes e beleza. Porém, nota-se que o consumidor ainda está preferindo passear com a família e consumir nas lanchonetes, bares e sorveterias. As compras de presente para o Natal devem ficar mesmo para os últimos dias. 

A ACIL desenvolveu a campanha Natal Premiado para incentivar o consumo local, distribuindo mais de R$50 mil em vales-compras das mais diversas formas como sorteios, gincanas e distribuição direta pelas lojas participantes. Você pode saber os detalhes da companha e quem são as lojas participantes no site: https://conteudo.acileme.com.br/natalpremiado.

O comerciante está esperançoso pelas últimas semanas de dezembro. “O ‘comerciante raiz’ não perde a esperança nunca. Não está fácil pra ninguém, mas temos que trabalhar com o que temos. Aumentou demais a oferta de produtos, mas a capacidade de compra da população não. Mesmo assim, temos a esperança de que este será um excelente Natal”, disse o proprietário da Xodó Store, Carlos Moraes.


voltar

× FECHAR JANELA