Codel finaliza o ano apresentando resultados e propostas para 2020
Com a realização da última plenária, na data de 05 de dezembro, o Conselho de Desenvolvimento Local finalizou as entregas do exercício de 2019, além de demonstrar a estruturação das propostas e cronogramas de atuação para o próximo ano. O evento contou com a presença de representantes dos Poderes Públicos Constituídos, da Classe Empresarial e da Sociedade Civil Organizada.
O Presidente do Codel, Gustavo Moraes Cazelli, apresentou o plano de trabalho para 2020, e sua respectiva entrega propositiva ao Poder Público e ao município de Leme SP. Proposta que foi validada pelo Plenário.
Um dos principais produtos a ser trabalhado pelo Codel será o Projeto “Nossa Voz 21/24, que consiste na entrega de uma “coleta de propostas” ao município, com base nas Instituições lemenses e no Codel como um dos representantes da Sociedade Civil Organizada, sendo a primeira vez que um Conselho de Desenvolvimento Econômico tem a possibilidade de entregar uma cartilha personalizada com propostas para os futuros candidatos à eleição municipal.
É importante destacar que na elaboração do produto serão priorizadas algumas demandas das politicas públicas, entre elas: Infraestrutura, Tributária, Educação/Inovação, Ambiental/Rural, Setorial/Segmentos, Política e Gestão Pública, Segurança, Saúde, Temas de Interesse Geral. Sendo que as Instituições que compõem o CODEL poderão pleitear (escolher) uma ou mais das demandas listadas.
O produto será baseado em uma Metodologia de Gestão de Projetos, com um diagnóstico inicial,preenchimento de formulário eletrônico, auditoria dos dados levantados, propagação do produto (encontros com propostas e planos de ação) e acompanhamento e monitoramento do que foi proposto e realizado.
Para finalizar foram apresentados Projetos de Educação Municipal pelas lideranças locais, Senhor Dr. Alexandre Felix da Silva e Senhora Aurora Tenfen, representando respectivamente o Juizado e o Centro Educacional Sagrada Família.
O Sr. Dr. Alexandre Felix da Silva apresentou o projeto “Estudar Vale a Pena”, com a exposição de indicadores da Educação Pública do município de Leme SP. Itens como “Média de aprendizado adequado nas disciplinas português e matemática”, “Distribuição dos alunos por nível de proficiência em matemática”, “Processo de inscrição, seleção e matricula dos alunos”, e “Perfil dos selecionados” foram compartilhados em Reunião Plenária.
Já a Sra. Irmã Aurora Tenfen apresentou o Projeto “Iluminando Caminhos” como reflexão dos resultados obtidos através do Projeto “Estudar Vale a Pena”. O Centro Educacional Sagrada Família propõe agregar parcerias e oferecer oportunidades para alunos da rede pública de ensino, na faixa etária dos 11 aos 14 anos, para que possam estudar em escola particular sem fins lucrativos, com a garantia de um ensino de qualidade e retorno positivo na educação municipal. Dessa forma, cabe a proposta para as pessoas físicas ou jurídicas poderem apadrinhar os alunos da rede pública com bolsas de ensino, respeitados os critérios de avaliação e acompanhamento.