ÁREA DO ASSOCIADO

16/04/2020

Calculadora online mostra quanto o governo ajuda no pagamento dos seus funcionários



Ferramenta criada pela fintech Conta Azul mostra como fica o pagamento dos empregados em caso de redução da jornada ou suspensão de contrato. Veja quanto você pagará e quanto o governo ajudará

Acesse pelo link: 
https://contaazul.com/mais/calculo-mp-936-2020/

Saiba mais:

A pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, fez muitos empreendimentos reverem seus custos. Muitos donos de empresas decidiram reduzir a jornada ou suspender o contrato de funcionários, com o objetivo de preservar caixa e garantir a sobrevivência desses negócios.

Esses empreendedores são apoiados por medidas públicas recentes. As empresas poderão reduzir em até 70% salário e jornada dos funcionários em troca de uma parcela do seguro-desemprego para eles. Se o empregador cortar 70% do salário, o governo entrará com 70% do que o trabalhador receberia de seguro-desemprego.

Parece simples. Mas muitos contadores e empreendedores têm dificuldade em calcular qual será exatamente o ganho do funcionário, a parcela paga pela empresa e a parcela paga pelo governo.

A Conta Azul lançou uma calculadora online e gratuita para automatizar essa conta. Basta inserir o tipo de cálculo (redução ou suspensão), o faturamento da empresa em 2019, os últimos salários do funcionário e o percentual de corte na jornada.

A fintech atende 100 mil pequenas e médias empresas e 10 mil escritórios contábeis por meio de um software de contabilidade digital e na nuvem. A Conta Azul recebia em média quatro mil clientes novos por mês antes da pandemia. A maioria dos negócios atendidos fatura até R$ 3,6 milhões por ano e se encaixa nos regimes tributários do Simples Nacional e do Lucro Presumido.

nalisando o mercado como um todo, o cofundador e presidente Vinícius Roveda afirma que poucos segmentos conseguiram faturar mais nas últimas semanas -- como farmácias e supermercados. A maioria dos negócios vê queda no faturamento ou até mesmo nenhuma receita, encurtando seu caixa disponível. A Conta Azul monitora uma queda visível de faturamento olhando para as notas fiscais emitidas pela plataforma. Há falências vistas apenas em conversas qualitativas, pois esses processos levam meses para serem oficializados.

"As decisões precisam ser tomadas rapidamente, com foco em fazer o negócio sobreviver. Os donos devem cortar despesas não-essenciais e negociar a antecipação das receitas de clientes e a postergação do pagamento aos fornecedores. Antes de pensar em crédito no banco, pegue o telefone e mostre sua vulnerabilidade", aconselha Roveda.

Os profissionais de contabilidade também precisam rever seu modo de trabalho. "É importante que o contador atue de maneira mais consultiva, deixando as tarefas mais operacionais no automático. O contador está para o empreendedor como um médico está para um paciente neste momento."

A calculadora faz parte de uma campanha da Conta Azul para apoiar as pequenas empresas brasileiras, chamada #pequenagrande. Além da calculadora, a fintech produzirá cursos, guias e ferramentas para navegar a gestão financeira duranta a pandemia.

"Estamos vendo uma situação complexa e triste, com crises na economia e na saúde impactando as pequenas e médias empresas. O país pode se transformar pelo empreendedorismo e acreditamos que são os pequenos negócios que farão o Brasil voltar a ser grande", diz Roveda.

A própria Conta Azul passa por um momento de reflexão: depois de crescer 70% em 2019, a fintech ainda está revendo suas metas para 2020. O esforço não está em expansão, mas em cuidar da base atual de contadores e empreendedores.

Fonte: https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2020/04/coronavirus-calculadora-online-mostra-quanto-o-governo-ajuda-no-pagamento-dos-seus-funcionarios.html


voltar

× FECHAR JANELA