ÁREA DO ASSOCIADO

28/07/2022

Branding : O que e como trabalhar a gestão de sua marca



Reportagem por Érika Scharlach

A globalização aumentou a competitividade, e demonstrar diferencial de marca passou a ser extremamente necessário, assim como ter um propósito que vá além de um posicionamento. Nos dias atuais, muito se fala sobre branding, termo derivado da palavra brand, que em inglês significa marca.  A expressäo pode parecer pouco familiar para vocë, mas muitas empresas tem apostado nesse conceito para se diferenciar da concorrëncia, criar alta conectividade com seus clientes e demonstrar os valores do seu negócio. 

 

Qual a importância do Branding?

Ter uma marca com personalidade, propósito e criar identificação com as pessoas, suas histórias  e suas causas. Promover boas experiências de marca é a chave para a recomendação, que hoje é uma das armas mais poderosas para aquisição de novos clientes. Com o cenário sendo transformado pela tecnologia, o Marketing Digital trouxe novas possibilidades para o branding .

Em Leme, nossa equipe entrevistou Milena Carraro, socia-proprietaria da loja Bj Magazine desde 2008 

" - O investimento em marketing digital foi mais um canal para atingir o cliente, hoje temos publicos alvo diferentes : o presencial, o virtual e podemos estar mais presentes na vida dele. Quando um público escolhe sua empresa , ele deve saber exatamente o que encontrar, qual preço, que roupa ele vai encontrar e para  qual ocasião . Como quando vamos ao MCDonald´s , já sabemos o gosto do hamburger antes mesmo de provar ."  Pontuou.

 

Hoje, uma marca pode escolher canais super personalizados e com menor custo para se relacionar com seu público, assim como oferecer diferentes formas de compra. Segundo Maria Luiza Barbosa, proprietária da loja Maria Luiza Modas, é extremamente importante criar conexão e transmitir o valor da  empresa.

" Sempre buscamos estar  presentes, para gerar uma relação de confiança em nossos clientes. Dessa forma além do nosso atendimento na loja física, estamos conquistando o nosso espaço em todo Brasil."  Comenta.

Hoje a loja Maria Luíza Modas tem 12 anos de mercado, e ao longo dos anos  a empresária contou que  tem construido a identidade visual de sua empresa  e com isso, em suas redes sociais, vem atingindo um ótimo resultado tanto em crescimento como em atendimento personalizado.

 

Identidade Visual 

São um conjunto de representações visuais da sua marca que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor: logo, um estilo de foto, fontes, cores, etc. Quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.

A estratégia faz o papel de transmitir os valores não visuais, é como você transmite o seu propósito. 

Personalidade da marca 

Qual a personalidade da sua marca? Que adjetivos ela tem? Se ela fosse uma pessoa, como ela seria? Essas perguntas ajudam a criar uma imagem mental mais clara. Identificar a fundo quem é seu público é essencial para definir uma nova estratégia de negocio, que pode se tornar bem mais lucrativa.

" - Quando iniciamos nossa loja, ainda sem estratégia de marketing digital e branding era uma situação confusa , a loja acabava ficando muito cheia de mercadoria e você não encontrava o objetivo que o cliente queria. Hoje adotando essa  nova estratégia , conseguimos atender melhor e vendemos melhor, tudo mudou "  .  Esclarece Milena Carraro 

Tendo em vista essa nova tendência de mercado é importante que as empresas se adequem e criem novas estratégias utilizando elementos que tragam proximidade com o consumidor, através de uma identidade visual e conceitual mais assertiva. Através do branding  e dos valores bem definidos pela empresa é possivel se conectar, criar novas experiências para o cliente.

Fotos: BJ Magazine e Loja Maria Luiza Modas

 

 

 


voltar

× FECHAR JANELA