ÁREA DO ASSOCIADO

15/08/2019

Boa Vista: depois de quitar débito, maioria dos consumidores não pretende fazer novas compras ou financiamentos



Na pesquisa da Boa Vista, pagamentos de contas diversas (23%) e de empréstimos pessoais (16%) são os que mais comprometem o orçamento dos consumidores

15 de agosto de 2019 – 56% dos consumidores com restrição, ou seja, inadimplentes, não pretendem fazer novas compras/financiamentos, mesmo depois de conseguir quitar suas dívidas. Outros 18%, por sua vez, pretendem sim ir às compras. Destes, 18% têm planos de adquirir um automóvel, 15% material de construção e 14% a casa própria. Os dados são da Pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente da Boa Vista, feita no 1º semestre de 2019, com cerca de mil respondentes, em todo o território nacional.

De acordo com a pesquisa, 18% dos consumidores inadimplentes alegam não ter outras dívidas além das que geraram a restrição. Por outro lado, 59% (contra 58% do 1ºSem18) irão comprometer o orçamento dos próximos 12 meses.

O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada, segundo os consumidores entrevistados pela Boa Vista, para financiar uma compra, com 52% das menções. Em seguida o carnê e boleto (11%). Outros 20% alegam não comprar mais a prazo para não correr riscos de se endividar.

Os pagamentos de contas diversas (23%) e de empréstimos pessoais (16%) são os que mais comprometem o orçamento dos consumidores. 34% das contas diversas que não foram pagas referem-se às despesas com educação. 25%, a taxas e tarifas (IPTU, IPVA etc). O gráfico abaixo ilustra esses números, bem como os demais serviços e produtos apontados como os que mais comprometem a renda e e cujo não pagamento gera a restrição.

89% das contas vencidas e que causaram a restrição estão em atraso há mais de 90 dias. No 1º semestre de 2018 eram 86%. 9% estão vencidas entre 30 a 90 dias e 2% a menos de 30 dias. No mesmo período do ano passado esses percentuais eram de 11% e 3%, respectivamente.

39% dos consumidores possuem até duas contas vencidas. No 1º semestre de 2018 este percentual era de 50%. Ou seja, o volume de consumidores com mais de duas dívidas aumentou e representa atualmente 61% do total de inadimplentes. 

27% dos consumidores contam que ficaram inadimplentes porque compraram bens ou contrataram serviços cujo pagamento estava atrelado ao boleto bancário, sendo que 29% dos casos referem-se às contas de telefone; 23% às contas de concessionárias (água, luz, gás); 22% às despesas com educação; 18% a taxas e tarifas diversas (IPTU, IPVA, condomínio) e 8% despesas médicas.

O cartão de crédito aparece como o segundo meio de pagamento (24%) na lista dos que foram usados para comprar o bem ou o serviço que levaram à restrição, seguido do cartão de loja (13%), carnê (12%), empréstimo pessoal (11%), cheque especial (8%) e cheque pré-datado (5%).

Metodologia
Cerca de mil pessoas, em todo o Brasil, responderam à pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente realizada por meio de questionário eletrônico, ao longo do 1º semestre de 2019, pela Boa Vista. Seus objetivos: identificar as reais condições do consumidor em honrar com seus compromissos financeiros; medir o nível de endividamento e o comprometimento da renda com o pagamento das contas. Os resultados consideram 2% de margem de erro e 95% de grau de confiança.


SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.  

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. 

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br
 

Relações com a Imprensa

 

Liliana Liberato

(11) 4734-3575 | (11) 9 9376-9511
liliana.liberato@boavistascpc.com.br 
 

Lucas Menoita Alves

(11) 4734-3579 
lucas.alves@boavistascpc.com.br 


voltar

× FECHAR JANELA