As histórias surpreendentes por trás dos nomes de 6 marcas famosas
A inspiração para escolher o nome de um negócio pode vir de muitos lugares. Conheça as histórias por trás dos nomes de seis marcas conhecidas no mundo todo:
Pepsi:
Caleb Davis Bradham, o inventor da Pepsi, sonhava se tornar médico. Uma crise financeira na família, contudo, o obrigou a abandonar a faculdade de medicina e ele acabou se tornando farmacêutico.
A mistura de açúcar, água, caramelo, óleo de limão e noz-moscada que deu origem a Pepsi era, na verdade, uma solução que Bradham acreditava ajudar a indigestão. O nome Pepsi foi retirado da palavra dispepsia, usada para designar indigestão.
Google:
O termo virou verbo e foi parar até no dicionário, mas foi por um mero acaso que Larry Page batizou sua empresa de Google. Durante uma sessão de brainstorming na Universidade de Stanford com estudantes da graduação, o empreendedor testava diferentes nomes para o site que organizaria a internet.
Uma das sugestões foi o termo matemático “googolplex”, mas um dos estudantes acidentalmente pronunciou “google” ao se referir a ele. Page, então, decidiu registrar o nome da companhia assim mesmo: Google.
Adidas
Muita gente acredita que Adidas é a sigla de “All Day I Dream About Soccer” (algo como “todo o dia eu penso em futebol”, na tradução livre para o português), mas isso não passa de um mito. O nome da marca esportiva é uma junção entre o apelido do fundador Adolf Dassler, Adi, e as duas primeiras letras de seu sobrenome.
Rolex
O fundador da Rolex, Hans Wilsdorf, passou bastante tempo tentando criar o nome de sua marca. Ele queria batizá-la com uma palavra que pudesse ser pronunciada em qualquer língua. “Eu tentei combinar as letras do alfabeto de todas as maneiras possíveis”, disse ele, segundo o site da Rolex. Ele conseguiu montar centenas de nomes, mas nenhum parecia certo. “Um dia, enquanto eu andava em um veículo puxado a cavalos na cidade de Londres, um gênio sussurrou “Rolex” no meu ouvido.”
Starbucks
Numa entrevista para o jornal The Seattle Times, Gordon Bowker, cofundador do Starbucks contou a história de como o nome da empresa foi escolhido. Já estava decidido que as primeiras letras da palavra seriam “st”, porque ele acreditava que elas formavam um som forte.
“Então, alguém de alguma maneira apareceu com um antigo mapa de minas e havia uma cidade com o nome Starbo”, disse. Logo que eu ouviu o nome Starbo, Bower lembrou de um dos personagens do romance Moby-Dick, que se chamava Starbucks.
Amazon
Quando a Amazon foi lançada, em 1995, Jeff Bezos queria dar outro nome à empresa: cadabra. Mas um dos advogados contratados por Bezos conseguiu convencê-lo a desistir da ideia porque a palavra era muito parecida com “cadáver”.
Bezos batizou sua empresa de Amazon em homenagem ao maior rio do mundo, o Amazonas, e até incorporou uma imagem do rio no primeiro logotipo da companhia.
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