ACIL e CODEL promovem encontro de conscientização sobre o Interesse da Sociedade na Implementação de um Centro de Inovação
A ACIL e o CODEL convidaram lideranças empresariais e políticas de Leme para iniciar um estudo de viabilidade para a implantação de um Centro de Inovação na cidade. O evento aconteceu no último dia 30 de novembro.
No evento, aconteceu a apresentação de modelos e boas práticas de centros de inovação dos Municípios de Itá e São Lourenço D’Oeste, em Santa Catarina, desenvolvidos a partir do método DEL - Desenvolvimento Econômico Local.
Evandro Lembi - Consultor de Desenvolvimento Econômico Sustentável - FACISC Responsável pela Implementação na cidade de Itá e Daniel Fernando Carossi - Coordenador Responsável Operação em São Lourenço do Oeste, falaram sobre erros e acertos na implantação de um Centro de Inovação, de acordo com as experiências vivenciadas.
“A ideia do Centro de Inovação é aproximar as pessoas, quem tem dinheiro, quem tem talento e quem tem demanda. Mas além disso, é necessário criar uma cultura para que as pessoas acessem e estejam em contato com esse conceito. Precisamos trazer as pessoas primeiro, ativar o ecossistema, antes de pensarmos numa sede física, por exemplo.”, afirmaram durante a apresentação.
Para Alexandre Mancini, 2º Vice Presidente e futuro Presidente da Acil, é importante pensarmos e agirmos juntos para benefício da sociedade como um todo. “O que queremos para Leme daqui 10 ou 15 anos? Precisamos trabalhar em conjunto, para impactar a sociedade como um todo, numa visão plural: empresas, educação, qualidade de vida, saúde, mão de obra, políticas públicas, fomento financeiro; e conseguimos isso quando estivermos inseridos em um ecossistema que promove essa integração”, comentou.
As informações compartilhadas pelos consultores foram muito assertivas e ajudarão muito o estudo de viabilidade. Além disso, Evandro e Daniel também interagiram com os participantes tirando dúvidas e trocando mais dados sobre suas iniciativas. A ACIL aproveita para agradecer a disponibilidade dos dois profissionais.
Estiveram presentes gestores do sistema educacional, empresários do ramo da tecnologia, cooperativa de crédito, representantes do poder público, ACIL e CODEL.