ACIL ajuda lojistas na Black Friday
A tradição americana da Black Friday veio para ficar no Brasil e já se configura como uma das datas mais importantes para o varejo nacional, rivalizando com o Natal e Dia das Mães. A data passou a ser usada pelo comércio brasileiro em 2010 e desde então virou uma verdadeira febre, com aumento gradual de faturamento a cada ano.
Em Leme, há 190km de São Paulo, a ACIL – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Leme – desenvolveu uma série de ações para apoiar os associados na Black Friday deste ano. Além dos conteúdos produzidos no blog e também nas redes sociais da entidade, que trouxeram dicas e orientações sobre como utilizar melhor o apelo da data e ter resultados e não dores de cabeça, a Associação criou um caderno digital online e interativo de ofertas.
Os lojistas foram convidados a enviar suas ofertas de Black Friday e a ACIL criou uma página no site com todas elas. Além de conhecer as ofertas, o consumidor tem um link direto para venda por meio de WhatsApp e também para as redes sociais de cada loja.
Milena Carraro Mancini, empresária, dirige dois empreendimentos no setor de varejo de moda na cidade e destaca o papel da Associação no apoio aos lojistas. “A parceria da Acil nestes dois anos que passamos de incertezas foi fundamental. Sempre inovando com plataformas digitais, meios de comunicação e integrando o comércio de Leme, unindo os comerciantes”, diz. Para ela, a principal ferramenta de vendas durante a pandemia – o digital – ainda era desconhecida da maioria dos lojistas e a ACIL, com ações em Whatsapp, em lives, redes sociais e vários cursos oferecidos possibilitou a digitalização para estes empreendedores. “Agora a ACIL surpreendeu ainda mais com o Caderno Interativo de Ofertas nesta Black Friday! Um novo canal para podermos vender e, com a venda, gerar empregos e movimentar a economia da cidade”, conclui Milena.
A designer Ana Carolina Leite ficou sabendo da iniciativa pelas redes sociais, consultou o Caderno Interativo, fez contato com a Loja Piticas pelo WhatsApp e comprou, não apenas o que estava anunciado, mas outros produtos. “Fui muito bem atendida pelo Whatsapp e decidi efetivar a compra indo à loja. Quando cheguei lá, além da camiseta que vi na página da Acil, acabei comprando mais outras duas!”, disse a consumidora. A proprietária da Loja, Flávia Filú, destaca que o Caderno Interativo trouxe uma experiência diferente de compra, unindo opções digitais e físicas. “Conversamos com nossa cliente apresentando mais opções de compra durante o dia, fomos estreitando os laços e a recebemos muito bem em nossa loja. É uma oportunidade de conhecermos melhor nossos consumidores e suas necessidades”, disse a empresária.
Para o presidente a ACIL, Gustavo Cazelli, é assim que a Associação cumpre sua missão de apoiar os associados e fomentar a economia local. “Diferente de um clube, a ACIL não tem foco apenas em apoiar, capacitar e fortalecer os associados que pagam a mensalidade. Nossa vocação vai além deste papel que, sem dúvida é importante. Somos uma entidade cidadã e quando podemos ajudar o empresário e ainda movimentar a economia da cidade, isso nos enche de orgulho”, comemora o Presidente.