ÁREA DO ASSOCIADO

27/09/2016

A neurociência tem um truque para te manter motivado



Vendas, marketing, finanças, gestão. São muitos os passos e as barreiras para chegar ao sucesso quando inicia-se um negócio, então como não deixar a motivação sumir durante os dias difíceis?

Um artigo publicado no The Journal of Neuroscience descobriu que existe uma área específica do cérebro humano responsável por transmitir representações que podem desencadear comportamentos motivadores.  Embora existam muitas discussões a respeito do que motiva o ser humano, poucas envolvem a ciência. O artigo revela que, para o cérebro, pensar na recompensa de um árduo trabalho pode ser a chave para manter a energia sempre em alta e trazer muitos benefícios.

Estar motivado é o que faz com que as metas se transformem em ações. Se alguém está desmotivado, é muito difícil que faça seus planos caminharem para frente. A projeção constante de qual seria o retorno do trabalho também serve como reforço positivo para manter-se firme no caminho até chegar a fase final de um projeto e vê-lo se concretizar.

Além disso, segundo o Science Daily, pensar na gratificação ativa a liberação da dopamina, neurotransmissor responsável pelo prazer. A ativação da dopamina pode afetar diretamente o comportamento e ter níveis oscilantes do hormônio é saudável para regular a motivação, fazendo com que as pessoas persistam no que é positivo.

Segundo os pesquisadores, manter o foco na recompensa é uma forma de chegar a estágios mais profundos do cérebro, que controlam a liberação da dopamina, garantindo que a motivação permaneça alta.

 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/08/neurociencia-tem-um-truque-para-te-manter-motivado.html


voltar

× FECHAR JANELA