A HISTÓRIA EM UM CLIQUE: Projeto Museu Digital facilita acesso ao acervo histórico de Leme
Por Érika Scharlach
Já imaginou ter acesso a história de Leme em apenas um clique? É esse o objetivo do projeto “Museu Digital”, em que usando a tela do celular, o visitante pode ler os QR Codes que estão disponíveis no acervo, ao lado de cada uma das peças, tendo acesso as informações sobre os acontecimentos históricos da cidade. Essa nova transformação digital do Museu “Prof.Celso Zoega Taboas” tem o objetivo de facilitar a disseminação das informações sobre a cultura lemense. A Napp, especializada em integração de sistemas e inteligência de dados, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi a empresa responsável pela transformação digital do acervo histórico do município.
Segundo Cibele Helena Arle Melo, diretora do Museu Municipal, a principal proposta do museu é que a população tenha fácil acesso a história do município
“Com o início desse projeto, além de poder fazer a visita monitorada, a população pode também acessar o site www.museu.wiki que armazena fotos e informações de todas as peças do museu e dos locais históricos de Leme." Explica.
Além de estarem espalhados pelo Museu os QR Codes também foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade, como praças, prédios históricos, ruas e monumentos.
Sobre o Museu Histórico
O Museu Histórico “Prof. Celso Zoega Táboas” fica situado no antigo Galpão da FEPASA, foi inaugurado em 20 de agosto de 1995, por ocasião do Centenário de Emancipação Política de Leme, seu acervo é composto por documentos; fotografias; filmes; móveis; livros; peças de vestuário; partituras, entre outros.
E tem mais ...
Além da exposição das peças e acervo histórico-cultural, o museu tem em seu roteiro de visitação uma surpreendente sequência de acontecimentos em diferentes ambientes naturais que aconteceram durante a formação dos terrenos do município de Leme, ao longo de milhões de anos, abrangendo desde a Era Paleozoica até os ecossistemas recentes de Mata Atlântica e de Cerrado encontrados na época da ocupação econômica da região.
Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcel Arle, toda essa revitalização é um projeto antigo e a ideia era fazer algo vivo, não somente contando a parte histórica, mas curiosidades das diferentes eras geológicas, para isso, a exposição conta com amostras de fósseis e rochas lemenses, bem como painéis com ilustrações que reconstituem as formas de vida pré-históricas que viveram em Leme nos diversos ambientes naturais que se sucederam na localidade, como: praias com neve, um lago gigantesco que ia até a África, mares continentais rasos e quentes, ambientes desérticos onde viveram dinossauros e mamíferos pitorescos até um derramamento de magma vindo das profundezas.
Ainda segundo Marcel, a perspectiva é iniciar futuramente a terceira fase da exposição do museu que vai incluir materiais tecnológicos trazendo uma perspectiva do futuro.
“A terceira etapa trará entre os temas a importância da sustentabilidade ambiental. A ideia é ter um espaço do ontem, da história natural e uma perspectiva de um futuro, algo bem dinâmico trazendo um sentimento de pertencimento na população de Leme. “ Completa.
Para conhecer mais sobre o museu histórico de Leme e as informações podem ser adquiridas através da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Major Arthur Franco Mourão, 55 - Centro - Leme - SP, ou por meio do telefone 3554-6258, ou diretamente no Museu Histórico “Prof. Celso Zoega Táboas”, localizado na Praça Manoel Leme, 128 (Antigo Galpão da FEPASA) - Centro - Leme – SP - Telefone 3554-1127.
tags: historia, acildeleme, museuhistorico, culturaeeducação