A culpa não é das empresas
Sabemos que o momento de enfrentamento à pandemia é delicado, mas queremos reforçar o nosso posicionamento contrário às restrições impostas para o funcionamento das empresas, que entendemos terem ambientes controlados e são vitais para garantir emprego e renda para muitas famílias.
Estamos sim, muito sensibilizados com o aumento e agravamento, vidas perdidas e com todo o trabalho árduo dos profissionais de saúde para cuidar de todos. Ressaltamos inclusive nossa postura de continuar apoiando e orientando quanto a importância dos cuidados e medidas protetivas que devem sim, ser seguidas.
Mas queremos destacar: a culpa não é das empresas.
Empresas que correm o risco de permanecerem fechadas para sempre, pagam mais uma vez pelo erro de outros, em uma medida que foi adotada anteriormente e que demonstrou não ser eficaz, na verdade restrições de horários e fechamentos contribuíram para aglomerações.
Outro ponto é que em todos estes meses os estabelecimentos empresariais se reinventaram e se prepararam, seguindo sempre todos os protocolos e orientações para garantir a segurança de seus funcionários e clientes.
Ambientes controlados, como os das empresas, não são o motivo do aumento dos indicadores, mas sim outros fatores como festas clandestinas ou mesmo encontros informais quando muitos relaxam nos cuidados e acabam esquecendo protocolos indicados.
Reforçamos, portanto, a necessidade de medidas realmente eficazes e que mantenham a harmonia entre saúde e economia, afinal este é o caminho para cuidarmos de todos, garantindo o enfrentamento da pandemia e a perenidade das empresas, mantendo comida na mesa e condições para que as pessoas possam passar por este momento tão desafiador. Através de nossas ações e da FACESP continuaremos buscando respostas e alternativas neste sentido.
Precisamos, principalmente, que todos sigam as recomendações: não participem de qualquer tipo de aglomeração, usem máscara, higienizem sempre as mãos e os objetos, pratiquem o distanciamento.
A responsabilidade é de todos nós! Faça a sua parte!