6 ferramentas gratuitas que ajudam a avaliar o mercado do seu negócio
Monitorar o modo como o mercado enxerga a sua empresa e os seus concorrentes é essencial para aprimorar o negócio. Enxergar as falhas e os pontos fortes da sua empresa é necessário para saber quais pontos devem ser aprimorados e quais estão indo pelo melhor caminho.
Para quem está começando um negócio, o orçamento apertado não permite grandes investimentos em ferramentas analíticas. Pensando nisso, plataformas gratuitas permitem a análise do mercado sem a necessidade de gastos.
Tanto para adquirir dados de buscas quanto análise de links, conheça as plataformas gratuitas que ajudam a conhecer um pouco mais do seu negócio:
1. The Name App
O aplicativo mostra se o nome criado pelo seu app está disponível na web. Ele verifica se o termo já está sendo usado em domínios por outras pessoas e também sinaliza se o nome já está em perfis de redes sociais como Twitter, Tumblr, Instagram e Facebook.
2. Similar Web
A plataforma é usada para saber mais sobre qualquer site ou aplicativo. Ela fornece serviços de análise de dados de modo a medir estatísticas para websites e demais plataformas. É um aplicativo inteligente que apresenta a evolução das visitas recebidas no site, o tempo médio de permanência e a porcentagem de rejeição.
3. Google Keyword Planner
O planejador de palavras-chave do Google ajuda a pesquisar ideias de termos, receber o histórico de estatísticas, o empenho de palavras-chave e também criar outras listas.
4. Open Site Explorer
A ferramenta é usada para analisar links da internet. Ela indexa e avalia os sites e é uma alternativa para verificar aspectos essenciais para quem trabalha na área. Ela também permite fazer a comparação entre sites. Apesar de boa parte ser gratuita, existem versões com mais recursos do Open Site Explorer que são pagas.
5. Broken Links Checker
A plataforma ajuda a encontrar links quebrados e redirecionamentos. Ela monitora links que estão nas páginas, posts e comentários no seu site da WordPress e quando encontra um link quebrado faz uma notificação.
6. Google Analytics
Muito usado pela maioria das empresas, a ferramenta monitora todas as métricas do site em tempo real. Ela revela quantos usuários acessam o seu site e o modo como eles se comportam ao navegar nas páginas.
7. SemRush
É uma ferramenta de busca competitiva que fornece dados e análises de buscas orgânicas, SEO de websites, social media e link-building. Há várias versões pagas na plataforma, que podem ajudar ainda mais a empresa na análise do desempenho.
tags: tecnologia, empreendedorismo