5 livros sobre inovação que todo empreendedor deveria ler
Existem teorias que afirmam que a velocidade de evolução dastecnologias segue proporções exponenciais, enquanto a capacidade humana evolui linearmente. Não é preciso muito para saber que, nos últimos anos, as relações humanas evoluíram pouco em comparação com as tecnologias de comunicação, como a internet e os smartphones. Para ajudar as pessoas a acompanharem a inovação do mundo tecnológico, Marc Andreesen indicou cinco livros de inovação em sua conta no Twitter.
Andreessen é co-autor do navegador Mosaic, o primeiro browser a ser utilizado abertamente, cujo código depois serviu como base para criação do Internet Explorer, da Microsoft. Ele também é um dos principais investidores do Vale do Silício, com seu fundo de investimento de US$ 4 bilhões, criado em 2009 com o empreendedor Ben Horowitz. Andressen faz parte do conselho de grandes empresas como Facebook e eBay. Veja abaixo os livros indicados pelo especialista.
1. “O dilema da inovação”, de Clayton M. Christensen
Clayton Christensen é professor de Administração em Harvard e conhecido em todo o mundo por seus estudos referentes à inovação. Nesta produção, Christensen explica como os processos de uma empresa podem, muitas vezes, atrapalhar o desenvolvimento da inovação. Ao citar exemplos de sucesso e fracasso, o professor apresenta um conjunto de práticas que ajudam o empreendedor a ter os melhores resultados em projetos inovadores que, à primeira vista, podem apresentar um menor desempenho inicial.
2. “The Age of Cryptocurrency”, de Paul Vigna e Michael J. Casey
Neste livro, os jornalistas Paul Vigna e Michael J. Casey, do Wall Street Journal, explicam para o leitor como funciona a moeda virtual bitcoin. Segundo os autores, embora a “criptomoeda” ainda apresente instabilidade no mercado, ela será o estopim para uma revolução monetária, na qual o mundo deixará de utilizar o papel-moeda. Por isso, Vigna e Casey buscam, com o livro, desmistificar o bitcoin para ajudar o empreendedor a se preparar para uma futura economia virtual.
3. “Startup Rising”, de Christopher M. Schroeder
“Startup Rising” é um das primeiras publicações a dar atenção específica às startups do mundo árabe. Escrito pelo investidor americano Christopher M. Schroeder, o livro conta como a agitação da Primavera Árabe, em 2011, resultou em uma revolução no mercado de tecnologia e empreendedorismo em países do Oriente Médio. Em seu livro, Schroeder descreve viagens que fez para Dubai, Cairo, Amã, Beirute, Istambul e Damasco, onde conheceu empreendedores talentosos e inovadores. O autor também traz detalhes sobre o interesse que grandes empresas, como Google, têm hoje nesse mercado.
4. “Doing Capitalism in the Innovation Economy”, de William H. Janeway
Neste livro, o economista americano William Janewar, com quarenta anos de experiência em investimentos de risco, descreve como a economia da inovação está ligada diretamente à especulação — princípio básico do capitalismo. Janewar também apresenta uma teoria própria sobre como o estado americano deveria assumir um papel de agente facilitador no processo de inovação, em vez de continuar sem atuar nesse mercado. Segundo ele, a ausência de apoio público limita as oportunidades de inovação a uma minoria da sociedade.
5. “Venture Deals”, de Brad Feld e Jason Mendelson
Voltado para empreendedores que têm interesse em buscar investimentos, o livro “Venture Deals” promete preparar seus leitores para lidarem com advogados e possíveis investidores durante uma negociação. Com mais de vinte anos de experiência em financiamentos de capital de risco, os autores Brad Feld e Jason Mendelson detalham na publicação estratégias que os empreendedores podem realizar para conseguirem um acordo justo. O livro está em sua segunda edição e foi atualizado para refletir as complexidades das startups de tecnologia e inovação que existem hoje.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/06/5-livros-sobre-inovacao-que-todo-empreendedor-deveria-ler.html