ÁREA DO ASSOCIADO

23/09/2014

10 dicas (comprovadas) para que os clientes curtam seu conteúdo



Com a difusão e a popularidade das mídias sociais, toda e qualquer empresa sonha em ter maior visibilidade e ver seu conteúdo compartilhado por muitos fãs. Mas não há fórmula simples para isso. Ou há? O americano Jonah Berger vem trabalhando incansavelmente para determinar o que se propaga mais facilmente por esses meios – o que torna algo viral ou não.

Professor de marketing na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, e autor do livro Contagious (Contagioso), ele conseguiu uma fórmula que dita alguns aspectos essenciais para criar um conteúdo mais compartilhável. “Essas dicas são muito eficientes e algo que toda empresa pode colocar em prática. Mas com certeza mudarão com o tempo. Elas trazem o que faz sucesso agora, mas isso pode mudar”, afirma Felipe Mariot, 29 anos, cofundador da agência de marketing digital CentoeDez.

Para ele, a empresa precisa entender que o mais importante é criar diálogos com os usuários. “O público está mais crítico e exigente com o que compartilha. Você precisa descobrir quem são seus fãs e criar conversas que sejam úteis, tragam valor e ao mesmo tempo valorizem essas pessoas”, afirma.

Abaixo você confere as dicas extraídas por Berger e com comentários de Mariot.

1. O visual é mais legal
Mensagens conquistam mais facilmente a atenção de quem navega pelas mídias sociais. Sempre tente divulgar seu conteúdo ou criar conversas com algum estímulo visual.

2. Todo mundo quer ser legal
As pessoas querem mostrar quem são – ou como querem que as pessoas as vejam – pelos conteúdos que compartilham. Portanto, as pessoas querem conteúdo de qualidade e que mostrem que elas são pessoas interessantes nas mídias sociais. Por isso posts de humor, alegres e engajados funcionam tanto.

3. Os usuários querem impacto e informação instigante
Além de mostrar que são interessantes, os consumidores também querem chamar a atenção com conteúdo de impacto. Pense bem nos títulos de seu blog, nas mensagens dos seus posts, mas sem apelar para o sensacionalismo.

4. Conteúdo exclusivo
Os usuários querem ter a sensação de que estão lendo algo feito só para eles, então tente criar mensagens e conteúdos personalizados.

5. Veja tudo pelo lado positivo
“Uma pesquisa feita pelo jornal The New York Times comprovou que notícias inspiradoras e positivas aumentam em 30% o número de compartilhamentos, enquanto uma notícia triste os reduz em 16%”, afirma Mariot. Tente olhar tudo pelo lado positivo.

6. Na prática
Muitos usuários estão atrás de conteúdos práticos, por isso vídeos tutoriais fazem tanto sucesso. Transmita informações que possam ser utilizadas no dia a dia do consumidor.

7. Tendência “Maria vai com as outras?”
As pessoas tendem a seguir outras quando observam que um conteúdo está em alta, popularizado. “Uma dica simples, nesse caso, é colocar um contador de compartilhamentos em seus posts. Aqueles que são mais compartilhados tendem a receber mais cliques do que outros”, diz Mariot.

8. As pessoas gostam de histórias
Quanto mais você criar narrativas para o conteúdo, haverá mais chances de suas mensagens serem compartilhadas.

9. Compartilhar precisa ser fácil
Você precisa facilitar o trabalho do usuário na hora de compartilhar. “Botões claros e bem posicionados para compartilhar o conteúdo fazem uma grande diferença em qualquer tipo de site”, afirma Mariot.

10 O humor é rei
Não precisamos dizer que o humor quase sempre estimula mais o compartilhamento, devido principalmente ao clima leve e descontraído das mídias sociais. O que não significa que ele funciona bem para todas as marcas.

fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios


voltar

× FECHAR JANELA