ÁREA DO ASSOCIADO


Conheça nossa cidade

Fundada em 29 de agosto de 1895, a cidade de Leme está localizada em uma região estratégica do estado de São Paulo, às margens da Anhanguera, a cerca de 190 km da Capital e entre o eixo Campinas – Ribeirão Preto, conhecido como “a Califórnia brasileira”. Num raio de 100 km no entorno de Leme encontramos 92 municípios, cuja riqueza somada é equivalente ao estado de Santa Catarina. A economia do município está baseada nos Setores: Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária. Na agricultura através de cultivo familiar, Leme produz algodão, laranja e café; e em grande escala o cultivo da cana-de-açúcar através de Usinas. O setor industrial é bem variado, com indústrias nas áreas de máquinas, enfeites natalinos, plástico, material de construção (telhas, caixas d’água), alimentos, metalúrgicas, entre outras.

Leme possui uma área urbana de cerca de 37 Km² e extensão territorial  aproximada de 430 Km², com população aproximada de 92.000 habitantes, sendo 97% residentes na área urbana e 3% na área rural. Possui um Distrito Industrial que atualmente tem 41 empresas instaladas, que somadas geram mais de 2.500 empregos diretos.

Um pouco da história de Leme

No dia 1º de maio de 1875 a Companhia Paulista e o Governo da Província começaram a construção de um ramal que, partindo de Cordeiros (hoje Cordeirópolis) e passando por Araras e Pirassununga, chegasse até o Rio Mogi Guaçu (Porto Ferreira). Essa construção começou a 18 de fevereiro de 1876. No dia 10 de abril de 1877 franqueava-se a primeira secção, de Cordeiros a Araras, e no dia 30 de setembro do mesmo ano era inaugurada a Estação de Manuel Leme.

Antes que a estrada de ferro chegasse na Fazenda Palmeiras (pertencente à família LEME), o português de nome Manoel Gomes Neto, fornecedor de trabalhadores da referida estrada, construiu um pequeno rancho nas terras de Manuel Leme, onde montou um pequeno comércio. Foi neste núcleo que começou a aglomeração de outras pessoas, movidas pela chegada da estrada de ferro.

Em vista do desenvolvimento sempre crescente do novo núcleo, diversas pessoas tiveram a iniciativa de fundar uma capela, cujo o nome homenageou o cidadão Manuel Leme.

No dia 26 de dezembro de 1889, logo após o advento do regime republicano, um ato do Governador do Estado, Prudente de Morais, criava o Distrito Policial da Estação de Leme, no município de Pirassununga.

Um ano depois, pelo Decreto n.º 124, de 20 de janeiro de 1891, do Governador do Estado, Jorge Tibiriçá, era criado o Distrito de Paz da Estação Leme, com as mesmas divisas do Distrito Policial.

Assim, Leme foi crescendo e se desenvolvendo até que contando com mais ou menos 800 habitantes, iniciou-se a campanha para a sua elevação a município, alcançada no dia 29 de agosto de 1895, pela Lei Estadual n.º 358.

Acesse o site da prefeitura: www.leme.sp.gov.br

Confira fotos antigas de Leme em nossa galeria. Algumas fotos estão com os devidos créditos, outras não sabemos quem foram os autores, se conhecerem entrem em contato conosco.

 


Galeria de foto


voltar